Joceli de Souza toma posse hoje na FCC
31/01/2011
Paisagismo da Beira-mar Norte será inaugurado hoje
31/01/2011

Show de Ben Harper no Campeche ainda não tem o sinal verde

Os fãs de Ben Harper devem ficar atentos. Os dias antes do show previsto para o próximo sábado, na praia do Campeche, em Florianópolis, serão marcados por ações que tentarão impedir a apresentação do cantor no Sul da Ilha de SC.

Apesar de a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) sinalizar que não há problemas aparentes para a realização do show, a licença ainda não foi liberada. Às 15h de hoje, a organização do Praia Skol Music se reunirá com a direção da Floram para discutir como será o evento e o plano de ação para minimizar os impactos ambientais.

– A princípio, não deverá degradar a restinga, afinal, será dentro de uma área fechada (o Point do Riozinho). A organização protocolou o pedido de uso do espaço e autorização sonora, vamos definir tudo até quarta-feira – diz o diretor de Fiscalização da Floram, Bruno Palha.

De acordo com a organização do evento, haverá 170 seguranças na área do show e o apoio da Polícia Militar para o entorno da praia. Será feita coleta seletiva, e a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) vai dar um suporte para a limpeza da região. A Skol vai doar R$ 100 mil para melhorias no balneário.

Mesmo assim, lideranças comunitárias são contra o evento e prometem ir a Justiça, Câmara de Vereadores e Ministério Público Federal. No sábado, houve uma manifestação na Avenida Pequeno Príncipe. Poluição sonora, lixo, caos no trânsito e drogas são as principais argumentações contra o show. A comunidade entende que a região é residencial, de área de preservação e não tem infraestrutura para receber o público estimado em mais de oito mil pessoas.

O show está marcado para as 17h e é promovido pela Skol. Para assistir, o interessado deve levar dois quilos de alimentos não perecíveis em um dos pontos de troca que serão divulgados às 21h de hoje no site www.skol.com.br. Os donativos serão encaminhados às vítimas da enxurrada em SC. Existe a possibilidade de serem colocados telões na praia, mas isso ainda será negociado com a Floram.

(DC, 31/01/2011)

Manifestantes protestam contra show do cantor Ben Harper na praia do Campeche

Representantes do Movimento Saneamento Alternativo alertam para a falta de infraestrutura e segurança para evento do próximo sábado (5)

Representantes do movimento popular Mosal (Movimento Saneamento Alternativo) protestaram na manhã deste sábado com cartazes e apitos na avenida Pequeno Príncipe, no Campeche, Sul da Ilha, contra o show do cantor Ben Harper, marcado para o próximo sábado, dia 5 de fevereiro, que será realizado no estacionamento do Point do Riozinho. Para os manifestantes, o evento perturbará os moradores da localidade e causará transtornos no trânsito.

Munidos de faixas, o grupo distribuiu panfletos aos motoristas que passavam pela avenida chamando a atenção para a causa. “A praia não tem infraesestrutura para receber mega eventos. O trânsito ficará insuportável, haverá aumento de consumo de drogas e da insegurança. Não queremos isso para a nossa região”, explica a manifestante Raquel Macruz.

Ainda de acordo com os representantes do movimento, a transformação da área da praia do Campeche em Point do Riozinho seria uma forma de marketing para aumentar o número de vendas de imóveis que estão em construção na localidade. “Não temos fornecimento de água nem tratamento de esgoto para tantos novos moradores. Para protegermos o que temos é preciso impor limites e regras, caso contrário, toda comunidade sofrerá as consequências”, enfatiza Raquel.

Organizadores e Comcap atuarão na limpeza

Representantes da equipe que vai produzir o evento Praia Skol Music participaram de reunião na Comcap quinta-feira (27) para discutir como será efetuada a limpeza do local. O presidente da Companhia, Wilson Cancian Lopes, idemonstrou preocupação com o meio ambiente na região do Riozinho, no Campeche, devido ao grande público esperado para o evento.

Durante a reunião foram propostos recursos que a produção do show pode utilizar para minimizar o impacto ambiental principalmente na praia e ruas de acesso, já que o evento será em terreno particular, que não é responsabilidade da Comcap. Uma das ideias é entregar às pessoas sacos plásticos de duas cores diferentes, preto para lixo comum e azul para reciclável, onde os resíduos podem ser guardados. Quando cheios, os sacos devem ser entregues em barracas sinalizadas ao longo dos logradouros e da praia.

As responsáveis pelo evento presentes na reunião manifestaram interesse em ter o apoio da Comcap. Uma das propostas é que o custo dos serviços seja revertido em equipamentos para a comunidade, como papeleiras e contentores.

(Aline Rebequi, ND, 29/01/2011)

Organização divulga estrutura para o show de Ben Harper na praia do Campeche

Agora que está definido que o show de Ben Harper será mesmo na praia do Campeche, em Florianópolis, agora é começar a acertar os detalhes. Nesta quarta-feira, após a divulgação oficial da vitória do balneário catarinense sobre as praias de Búzios (RJ) e Maresias (SP) para sediar o Praia Skol Music, o idealizador do evento, Marcos Santos, apresentou um mapa da estrutura que será colocada para a apresentação.

Num espaço de 10 mil m² será colocada a estrutura com palco e camarins para as atrações. Os três estacionamentos serão adaptados como área de show, onde ficará o público. Marcos explicou que essa estrutura será itinerante, ou seja, não será construído nada, será tudo removido após o evento.

— A montagem da estrutura é uma exigência dos cantores e também uma questão de segurança. O show vai ser na praia, imprevistos acontecem.

E além dos fãs de Harper, quem também vai ganhar com a vinda do evento é a própria praia do Campeche. Um acordo entre os produtores e a prefeitura vai dar à administração pública da capital, R$ 100 mil que serão usados em melhorias específicas para o local.

O Praia Skol Music ocorre no dia 5 de fevereiro a partir das 17h, e vai reunir, Ben Harper, Donavon Frankenreiter e Tom Curren. O cantor Armandinho abre os trabalhos às 15h. A apresentação do evento será feita por Sabrina Sato e Carioca, do programa Pânico na TV!, da Rede TV!

Quem não puder assistir aos shows na beira da praia, poderá acompanhar ao vivo pelo site do Praia Skol Music .

Ingresso solidário

O show será gratuito e nesta quinta-feira uma equipe deve chegar de São Paulo para definir os pontos de distribuição dos ingressos.

Diante das chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, a produção do evento decidiu recolher 1kg de alimento em troca das entradas. O material recolhido será distribuído entre as pessoas que foram afetadas pela enxurrada.

De Olho na Ilha / FCVB, 28/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *