Novos taxistas de Florianópolis começam a ser cadastrados
31/01/2011
Lixo zero no Centrosul
31/01/2011

Parte de Sambaqui e Córrego Grande, em Florianópolis, está sem água

Reclamações sobre irregularidades no abastecimento feito pela Casan têm sido frequentes neste verão

Problemas no abastecimento de água pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) têm sido uma reclamação constante entre moradores de algumas comunidades da Capital. O Notícias do Dia já relatou protestos de pessoas que moram em Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Monte Serrat, Agronômica, Monte Verde e agora no Córrego Grande. Todas enfrentam irregularidade no abastecimento neste verão. Em todas as matérias, a reportagem tem encontrado dificuldade de obter um posicionamento oficial da empresa.

Moradora do Sambaqui, Rosane Cardoso Ramos, sofre com a falta d’água há cerca de 15 dias. “Quando vem, vem bem fraquinha. A reserva na minha caixa está acabando hoje (sexta-feira)”, conta. Segundo Rosane, os vizinhos já estão cansados de ligar para a central da Casan. “Eu liguei hoje e eles me disseram que não havia nenhum registro de reclamação no Sambaqui e os meus vizinhos já tinham ligado nesta semana. Pedi um caminhão-pipa e me informaram apenas que virá em 24 horas”, reclama a moradora.

Rosane conta que aproveitou a água da chuva para encher a piscina das filhas de 2 e 9 anos e usar na descarga do banheiro. “Para o banho eu uso a reserva e para a comida compro bombona. Quando falta dinheiro, fervo a água”, afirma. A moradora cedia água para os vizinhos, mas agora que o reservatório está secando não pode mais ajudar. “Todo verão é isso. Tem verão que a Casan fala que não chove, mas nesse tem chovido bastante”, contesta.

Na servidão Figueira Velha, no bairro Córrego Grande, os moradores também convivem com o problema do abastecimento. Lizandra Silva leva a roupa para lavar na casa da mãe. “Todo verão é assim. Durante o dia, não vem água. Quando vem à noite, não é suficiente e não enche a caixa. É tudo racionado”, explica. No trabalho, em um pet shop na rodovia João Pio Duarte Silva, Lizandra diz que os comerciantes vizinhos, de lavanderias e posto de combustível, por exemplo, se unem para comprar água em maior quantidade. “É um prejuízo”, desabafa.

A Casan informou apenas que o abastecimento na região do Sambaqui está normalizado, mas a pressão baixa durante a tarde. Já na servidão Figueira Velha, o fornecimento será feito com caminhão-pipa.

(Maiara Gonçalves, ND, 28/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Débora disse:

    É ate engraçado quando eu ouvia dizer que faltava agua aki em Floripa,hoje veijo essa realidade,é um descaso com a população,ai ficam nesse rebate pra lá e para cá.Moradores ligam para a casan e dizem que não ha registro de reclamação,que capital é essa que gastam milhões em isso e aquilo para os veranistas e nos que moramos que contribuimos com impostos com contas,claro em 1 mes dizem garem muito mais que o ano todo será que temos que ser turistas com nossas contas de agua para termos nosso abastecimento diario.É uma palhaçada mesmo,duvido que se tivessemos eleições agora no veraneo faltaria agua haha brincadeira para boi dormir.Casan acorda somos humanos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *