ADVB premia os destaques 2010
05/11/2010
Revitalização e reutilização de água
05/11/2010

Todos querem morar no paraíso

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 05/11/2010)

Acadêmico de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina, Anthony Toini menciona os primeiros dados analisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que demonstram: Santa Catarina é o Estado litorâneo que mais cresce populacionalmente, atrás apenas do Pará e do Amapá. “Como futuro geógrafo acredito que um bom plano de governo deve ser construído levando-se em conta uma análise profunda dessas informações. Não é preciso lembrar que o crescimento desordenado da população é a matriz de uma série de problemas, dentre os quais a violência e a falta mobilidade urbana, que já são sentidos em Santa Catarina”, assinala Anthony.

Explosão

Para tornar ainda mais clara a colocação feita por Anthony Toini, veja-se o quanto Santa Catarina cresceu em dez anos (Censo 2000/Censo 2010) – 15,35%, ou quase cinco vezes mais que o Rio Grande do Sul e duas vezes mais que o Paraná. O Estado litorâneo que mais cresceu foi o Amapá, com 35,96%. Em segundo lugar, na mesma comparação, está o Pará, com 20,21%.

Efeito

Quando criou as secretarias de desenvolvimento regional, em 2003, o então governador Luiz Henrique da Silveira justificou a medida como uma forma de combater a “litoralização” de Santa Catarina, ou seja, reduzir a migração para o litoral. O Censo 2010 está provando que o efeito das regionais foi exatamente o contrário do propósito governamental.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *