Google Energy de olho em SC
14/11/2010
Ponte Hercílio Luz: Mais um prazo não cumprido
14/11/2010

O que vai ter de bom e ruim no verão em SC

O que vai ter de bom
Florianópolis
Haverá limpeza noturna em algumas praias e o recolhimento do lixo será diário. Haverá entre 20% e 30% a mais de lixeiras nas praias. A Comcap admitirá 300 funcionários extras. Serão contratados 240 guarda-vidas. Para evitar falta de água, principalmente no Norte da Ilha, serão feitos investimentos em captação e tratamento. Em caso de necessidade, haverá abastecimento com carros-pipa. Para evitar a falta de luz, será instalado um transformador na subestação Ilha Norte. Investimento na coleta e tratamento de esgoto, que deve completar 75% de atendimento até 2012. No trânsito, o principal investimento é a obra do Trevo da Seta, que deve ficar pronto até 15 de janeiro. Na segurança, o efetivo será de 1,7 mil policiais. Aumento de 30% a 40% na frota do transporte coletivo nas praias.
Balneário Camboriú
O trânsito deve ser o principal ponto positivo desta temporada em Balneário Camboriú. A primeira etapa da revitalização da Avenida do Estado foi concluída na última semana. A segunda fase já está em andamento e segue até 15 de dezembro. A avenida ganhou nova pavimentação, calçadas e ciclovia. O fluxo de veículos funcionará no sistema binário. A mudança colocada em prática deve diminuir os congestionamentos registrados no local durante os meses de verão.
Barra do Sul
Construção de pórtico na entrada da cidade. Captação de água será dobrada para evitar desabastecimento. Melhoria do acesso sul. SC-495 também passou por reformas este ano. A prefeitura comprou dois novos caminhões para melhorar o serviço de coleta de lixo. A dragagem da Boca da Barra está em andamento e deve ser concluída ainda este mês. Ampliação do atendimento de saúde. Pavimentação da Costeira, no acesso principal do município. A Boca da Barra também passou por manutenção este ano e a Salinas também tem passado por obras de manutenção. Cercas de proteção nas dunas na Boca da Barra e novas escadas de acesso à praia.
Barra Velha
Corredor turístico da cidade (em andamento), com asfalto da marginal da lagoa, o que facilitará a chegada de veranistas e turistas à Lagoa de Barra Velha, no Extremo Sul (hoje é estrada de chão). A base está sendo preparada. Previsão para terminar até o fim do ano. Derrubada dos quiosques (oito) em cima de APPs (estudada uma forma de quiosques alternativos). Instalação de refletores no costão dos Náufragos, no Centro, ao Norte do Costão. Vai favorecer o surf noturno e saídas dos barcos da pesca artesanal. Colocação de 125 luminárias nas ruas centrais da cidade. Esgoto: instalação de filtros rústicos com tubulações e pedras na Praia do Tabuleiro (esgoto) em quatro terminações para não correr na praia. Limpeza do leito do Rio Itajuba.
Bombinhas
Bombinhas não apresenta ponto impróprio para o banho. A praia foi escolhida pelos leitores da revista Viagem e Turismo, como a quarta melhor para turismo no Brasil em 2010. As águas limpas de Bombinhas passaram na frente de outros famosos lugares como Copacabana, no Rio de Janeiro e a Praia do Forte, na Bahia. O local é ideal para mergulho.
Garopaba
Duas novas ciclovias. Calçamento e pavimentação de várias ruas e rodovias. Recuperação de várias estradas e acessos (em andamento). Remodelação da Praça 21 de Abril (em andamento). Obras da rede e da estação de tratamento de esgoto (falta licenciamento). Construção de um calçadão na beira da praia (em andamento).
Gov. Celso Ramos
Conclusão do anel viário da SC-410, que dá acesso às praias do município. Ampliação da rede de energia elétrica e do abastecimento de água. Instalação de postos de informações turística na Praia de Palmas, a principal do município. Postos móveis e caminhão guincho para a Polícia Militar. Construção da Casa do Turismo.
Imbituba
Parte do acesso principal, uma estrada não pavimentada que passa pelo Centro da cidade e Praia da Ribanceira, recebeu calçamento.
Itajaí
Neste ano, o cenário é outro no canto sul da Praia Brava. Os buracos e a poeira registrados no ano passado agora dão espaço para as calçadas e a Avenida José Medeiros Vieira pavimentada. A administração municipal espera finalizar a revitalização até a chegada da temporada. Ainda falta a instalação do mobiliário, que inclui os bancos e as lixeiras.
Itapema
Ampliação das estações de tratamento de água (ETA) para evitar desabastecimento. Em vez de 220 litros por segundo, agora a estação produzirá 300 litros por segundo. A Fundação Ambiental de Itapema afirma que um levantamento dos lançamentos de esgotos em cursos de água começou a ser feito no segundo semestre e se estenderá até o verão. As fossas estão sendo inspecionadas e a prefeitura notificará moradores que não fazem o tratamento de esgoto.
Itapoá
Instalação de 500 novos pontos de iluminação pública em diversas ruas da cidade. Ampliação no abastecimento de água, que irá minimizar os problemas nos dias de pico. Pavimentação de calçadas e ajardinamento de ruas. As obras da SC-415 devem ser concluídas até 22 de dezembro. A Estrada Cornelsen está recebendo nova sinalização. Substituição de placas.
Laguna
Na Praia do Mar Grosso, recuperação de banheiros e chuveiros. Mais lixeiras. Coleta do lixo todos os dias na orla, praia e calçada. Organização do estacionamento.
Palhoça
O abastecimento de água será ampliado para 25 litros por segundo. O normal é 15 litros por segundo. Construção de um deque na Praia da Guarda do Embaú. Revitalização da Praça da Pinheira. Renovação da iluminação na SC-433 (pronta).
Penha
Penha investiu em trânsito ao longo do ano para receber os visitantes. A Avenida Itapocorói, que dá acesso às praias, ganhou pavimentação. O asfalto finalizado garante a chegada com maior segurança. A prefeitura está contratando funcionários para colocar em prática até 1ª de dezembro o projeto Praia Limpa. Lixeiras serão instaladas em todas as praias e uma limpeza geral também será feita.
São Francisco do Sul
Recuperação de calçadas. Reforma de postos salva-vidas. Colocação de escadarias de acesso à Praia de Itaguaçu. Melhoria do sistema viário. Operação tapa-buracos. Aquisição de artefatos de concreto (bancos de jardim, meio-fio, etc).
(DC, 14/11/2010)
O que vai ter de ruim

Florianópolis
Já virou tradição faltar água nos dias de Carnaval e Réveillon no Norte da Ilha. Na virada do ano há risco, também, de faltar luz. Várias praias ficam com pontos impróprios para banho (a Lagoa da Conceição tinha sete pontos, de nove coletados). A Avenida Beira-Mar Norte estará em obras, o que complicará bastante no fluxo de veículos, que basicamente triplica na temporada. A SC-405, que leva às praias do Sul, não recebeu uma terceira pista, como foi prometido. No sentido Norte, a SC-401 (entre Jurerê e Canasvieiras) não foi duplicada e os congestionamentos certamente se repetirão.
A violência vem aumentando em Florianópolis. Na temporada passada, foram registrados 6.817 boletins de ocorrência de furto.
Balneário Camboriú
Vária praias ficam poluídas. O último relatório da Fatma, de 29 de outubro, indica três pontos impróprios para o banho, dois deles na Praia Central, nas Barras Sul e Norte. No verão, chega a ter cinco. As duas obras para resolver o problema – revitalização e saneamento do Canal do Marambaia e 100% de tratamento de esgoto – têm previsão de conclusão para depois de 2011. Outro problema no verão é o trânsito, principalmente na BR-101. Dentro da cidade também fica difícil circular.
Barra do Sul
A prefeitura queria pavimentar para este verão, 50 quilômetros de ruas e equipá-las com ciclovias, parquinhos e quadras. Mas esta meta foi prorrogada para o verão de 2012. A obra do calçadão da Costeira ainda está em fase final de aprovação. A duplicação da BR-280 não sai tão cedo. A licitação foi lançada este mês e a obra só ficará pronta em três anos. Para melhorar o tratamento de esgoto, a Casan pretendia construir, este ano, uma estação, mas a burocracia atrasou o início das obras. Já a dragagem do Canal do Linguado para engordamento da orla só começará no ano que vem.
Barra Velha
Não há estruturas para pontos de guarda-vidas em praias da Barrinha, do Sol e Península. Não há projeto para a ligação entre a localidade de Medeiros e Luiz Alves pela BR-101.
Bombinhas
A licitação para a execução do novo acesso entre Porto Belo e Bombinhas e a BR-101, que já contava com a primeira licença ambiental, está suspensa. A rodovia turística, com mais de 15 quilômetros, deveria começar a sair do papel neste ano, mas por conta da ação ajuizada pelo procurador da República Roger Fabre, o trâmite está parado. O governo de SC anunciou que está realizando um estudo de impacto ambiental no local. O resultado deve ser apresentado até dezembro, o que pode dar fôlego à obra.
Garopaba
O calçadão de Garopaba ainda não está concluído e a previsão é que a segunda etapa de obras fique pronta somente em 2011.
Gov. Celso Ramos
Várias ruas da cidade são de chão batido, com tráfego bastante complicado. A prefeitura se comprometeu a pavimentar 150, mas, por enquanto, apenas 30 estão prontas.
Imbituba
Na Praia de Ibiraquera, as estradas de acesso são ruins. Não há projeto para pavimentação do restante da estrada geral, mas a prefeitura promete manutenção constante.
Itajaí
Faltam leitos na rede hoteleira da cidade. Muitos turistas acabam passando o dia em Itajaí e, à noite, se descolam para municípios vizinhos, como Balneário Camboriú, onde a oferta é melhor e também apresenta mais qualidade.
A prefeitura fará uma pesquisa para dimensionar o problema e tentar atrair novos hotéis.
Itapema
A praia apresenta vários pontos impróprios para o banho no Verão. Hoje, dois oito locais analisados, dois ainda estão impróprios: em frente à 205 e à direita do Rio Bela Cruz. A última coleta de amostras foi em 29 de outubro.
Itapoá
O edital que contemplará a concessão municipal de água e esgoto de Itapoá ainda está sendo concluído. A expectativa é dar início às obras de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto a partir do ano que vem. Em relação à melhoria de vias públicas, estão sendo realizadas dentro das possibilidades da prefeitura.
Laguna
Na Praia do Mar Grosso faltam chuveiros. Na temporada passada, apenas uma torneirinha de plástico atrás de um posto de salva-vidas estava disponível. Vândalos furtaram ou quebraram os chuveiros. Atos de vandalismo também impedem que lixeiras possam ser encontradas.
Palhoça
Falta água na temporada. Há problemas de balneabilidade nas Praias da Pinheira e Guarda do Embaú.
Penha
Ausência de lixeiras. Na Praia Alegre, a infraestrutura está defasada. Nem calçadas quase não existem mais. O projeto de revitalização ainda está em fase de captação de recursos junto aos governos Federal e Estadual.
São Francisco do Sul
Ruas esburacadas, que precisam de saibro, que só poderá ser adquirido com licitação. Quanto às ruas com asfalto e lajotas, também depende de licitação. O projeto de recuperação de calçadas e da pavimentação da orla encontra-se no Seinfra para licitação.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *