O “mix-ocupação” para Mercado Público ganha o apoio do prefeito em exercício Márcio de Souza
26/07/2010
Beira-mar continental: Por enquanto, para caminhar
26/07/2010

Márcio Shaefer, um empresário no limite

Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 25/07/2010)

Ele é um dos responsáveis, senão o principal nome, pela transformação da indústria náutica catarinense em um polo de referência. A Phanton 300 (30 pés) é líder absoluta nas vendas da categoria. Sua fábrica, a Schaefer Yatchs, gera 800 empregos diretos somente na região de Palhoça. Diante do crescimento do mercado de lanchas, ele tenta, desde 2008, construir a segunda unidade fabril para dobrar a produção na Grande Florianópolis. Sem sucesso.

Às margens do Rio Biguaçu, Márcio Schaefer (foto), sonha em transformar o terreno de 60 mil metros quadrados em uma indústria capaz de desenvolver embarcações ainda maiores. Seria o local ideal para a segunda fábrica, garante. A obra está embargada há mais de dois anos por impasses nos licenciamentos ambientais. Só que depois de tanto tempo brigando para poder investir em seu próprio Estado, ele cansou.

Aguarda a sentença de uma ação que tramita na Justiça Federal, onde tenta tenta conquistar o direito de erguer a nova fábrica, destinada à montagem de barcos de 60 e até de 80 pés. Caso não obtenha a autorização, diz que vai procurar por outros municípios. E deixar para trás a possibilidade da criar 650 novos empregos diretos em Biguaçu, num investimento de R$ 15 milhões. O Ibama, segundo ele, já reconheceu, projeto. Segundo a assessoria da Justiça Federal, ainda não há data para a sentença.

– Eu só peço um atendimento igual aos outros que também querem investir na região e são tratados como reis, enquanto nós, que somos daqui, não recebemos um centavo de incentivo ou de atenção – desabafa.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *