Câmara autoriza cessão de área no Abraão para Policia Ambiental
25/05/2010
Causa de destruição na Armação pode ser a interferência do molhe
25/05/2010

Moradores protestam contra situação da praia da Armação

Fernando Sabino, representante dos moradores da praia da Armação, em Florianópolis, subiu à tribuna da Alesc na tarde desta terça-feira (25/05) para pedir auxílio aos deputados visando deter os estragos provocados pelo avanço do mar. As ondas já derrubaram várias casas e agora estariam ameaçando a lagoa do Peri, importante manancial de água doce da região.

Em um relato emocionado, Sabino afirmou que há dez anos os governos estadual e municipal estão sendo alertados da gravidade da situação, e que pouco vem sendo feito para evitar os estragos. “Recentemente a prefeitura forneceu caminhões com areia e máquinas escavadeiras, mas fomos nós, moradores, que tomamos a iniciativa de chamar a Marinha e o Exército e colocar pedras para tentar conter o mar. Agora estamos aguardando um projeto do Deinfra que prevê o enroncamento com pedras, dragagem e complementação com areia, mas precisaremos de mobilização política para que saia do papel”.

Sabino, que também é presidente da Associação dos Pescadores Artesanais da Armação, cobrou uma solução urgente, pois a degradação da praia vem impedindo que estes profissionais atuem, por não terem mais como lançar seus barcos ao mar.

Uma comissão, formada pelos deputados Edison Andrino (PMDB), Angela Albino (PCdoB), Sargento Amauri Soares (PDT), Professora Odete de Jesus (PRB), Ana Paula Lima (PT) e Décio Goes (PT) deve solicitar uma audiência pública com a presença do prefeito Dário Berger (PMDB) para discutir a solução para o problema. Outra medida em vista pelos parlamentares é pedir a intermediação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para a liberação de recursos junto aos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades.

(Por Alexandre José Back, Alesc, 25/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *