Florianópolis será projeto piloto de reserva da biosfera urbana da Unesco
01/04/2010
Convênio prevê construção da sistema coletor de esgoto em cinco cidades de Santa Catarina
05/04/2010

Novo piso da Beira-mar Norte pode prejudicar esportistas

O novo pavimento que está sendo colocado no calçadão da Avenida Beira-Mar Norte vem preocupando profissionais da área da saúde. Feito de cimento, ele tem uma faixa central de piso tátil em alto relevo para orientação de deficientes visuais. Interessante é a reação das pessoas que utilizam a avenida para caminhar e correr: por desconfiança ou desconforto elas não andam em cima da faixa central. A reportagem do Imagem da Ilha reuniu profissionais da saúde para avaliar o novo pavimento nos quesitos saúde e segurança para a prática de exercícios no calçadão.

A personal trainer e corredora de triathlon Mariana Borges de Andrade dá aulas semanalmente na Avenida e aconselha seus alunos a fazer o percurso na ciclovia ou na grama. “O cimento provoca um impacto muito grande nos joelhos e compromete a circulação na região”, afirma. De acordo com Mariana, nem mesmo um bom tênis é capaz de impedir totalmente que o corpo sofra danos com a prática de exercícios naquele pavimento. O ideal é que a corrida e a caminhada sejam realizadas em terra batida, grama, areia ou ainda em pisos revestidos como asfalto ou borracha.

Para o treinador de corrida Roberto Lemos, que reúne no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte três vezes por semana um grupo de pessoas que praticam corrida, o pavimento antigo já acarretava prejuízos à saúde. “A nova calçada é um pouco melhor que a anterior, pois leva uma camada de cascalho”, comenta Roberto, que já correu em vários lugares e cita uma das avenidas de Santos entre as melhores para a prática desportiva.

Roberto lembra ainda que o piso tátil colocado no meio da calçada no trecho em frente à Casa D’Agronômica também diminui a área disponível para a prática de exercícios. “O piso tátil poderia ser implantado próximo à margem da calçada e não centralizado. Dessa forma, ele reduz uma área já pequena destinada aos atletas”, justifica.

Outro problema apontado por Roberto é a ciclovia em péssimo estado de conservação. “Os atletas acabam usando a ciclovia em alguns trechos estreitos para fazer o percurso e já percebemos o aspecto poroso”, conta Roberto. O projeto da Prefeitura também contempla a revitalização da ciclovia, que ganhará um novo asfalto.

Problemas de saúde

O ortopedista Anastácio Kotzias também defende o uso da grama como o piso ideal para realizar as atividades de caminhada e corrida, pois ele reduz o impacto e trás conforto para o atleta. “O segundo melhor piso seria plano e sem irregularidades. No caso da Beira-Mar, o piso escolhido pode torná-lo mais instável e possibilitar o aparecimento de lesões nos que praticam corrida naquele local”, explica o médico.

Aos frequentadores da Avenida Beira-Mar Norte resta agora evitar passar pelo piso tátil, que é irregular e prejudica o desempenho do atleta. A escolha do tênis também deverá ser criteriosa.

Se for usar a ciclovia para correr ou caminhar, cuidado! Apesar de oferecer melhores condições para essas atividades, ela é destinada a outro fim e exige o dobro de atenção para evitar acidentes.

(Por Elida Hack Ruivo, Jornal Imagem da Ilha, 15/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. izabel disse:

    Estou tb muito indignada com a “nova” pavimentação da pista de caminhada/corrida. No trecho que vai do CIC ao Koxixo’s me parece que é muito difícil, ou até impossível, transito de carrinhos de bebê e cadeira de rodas. Acessibilidade para quem? Sei que os deficientes visuais tem dificuldade de caminhar naqueles trechos em alto relevo. Eles usam para se situar. Então, porque diminuir assim a pista? Separaram os casais , amigo(a)s,pais e filhos. Tem que andar um em cada lado da pista, pois não cabem dois do mesmo lado. Já presenciei pessoas tropeçando na pista central, e nunca, mas nunca mesmo vi deficiente visual utilizando estas pistas. Ali não é calçada, é pista de esportes. Mas, se pela lei tem que ser feita a acessibilidade, que fizessem de outro modo, sem prejudicar a totalidade de pessoas que fazem uso das pistas.
    Já enviei email para prefeitura (ainda não tive retorno), conversei com o engenheiro da obra (disse-me que é a lei), e faço pesquisas junto aos caminhantes: todos estão MUITO INSATISFEITOS. Eu pergunto a vocês, o que podemos fazer?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *