Accor Hospitality apresenta projeto de FLORIANÓPOLIS no setor de eventos
28/04/2010
Ocupação hoteleira
28/04/2010

Inauguração da Beira-Mar de São José pode atrasar até 60 dias

A ampliação da Avenida Beira-Mar de São José, que deveria ser inaugurada com foguetório, no aniversário da cidade, em março, já não tem mais data certa para a inauguração. A prefeitura diz que ainda precisa concluir as obras de entorno da via. O corte da fita deve ficar pra maio, perto de 60 dias depois do prometido.

A obra, uma parceria entre a prefeitura de Florianópolis e a de São José, era para estar pronta em 23 de março, como parte da comemoração de aniversário das duas cidades (Florianópolis, em 23 de março e São José, no dia 19).

Depois, a promessa era liberar em 31 de março, quando o sistema viário estava concluído, com sinalização, via asfaltada e meio-fio. Também não deu, porque os prefeitos de Florianópolis, Dário Berger, e de São José, Djalma Berger, estavam em viagem.

Agora o discurso mudou. Sanderson de Jesus, secretário de Infra-estrutura de São José, afirma que ficou decidido que a ampliação só será liberada depois que as obras do entorno do sistema viário estiverem finalizadas, o que inclui ciclovias, calçadas e arborização.

– Seria perigoso liberar o tráfego sem concluir o acabamento. Hoje já tem muita gente que caminha pelo asfalto por falta de calçada – diz o secretário Sanderson.

Luiz Américo Medeiros, secretário adjunto de Obras de Florianópolis, afirma que os 730 metros que correspondem à parte da Capital estão prontos, incluindo o acabamento.

– Estamos esperando São José terminar o pórtico para inaugurar a via – disse Medeiros.

Segundo Sanderson, o pórtico, que ficará sobre a ponte do Rio Araújo, está sendo revestido com placas e deve ser finalizado em poucos dias.

– Mesmo assim não posso precisar a data, porque dependo também de o tempo firmar. Com chuva, as obras ficam paradas. Mas, com certeza, em maio, a rua estará liberada – afirma.

A ampliação da Beira-Mar é uma alternativa de ligação entre as duas cidades. Vai unir a avenida à rua Dom Pedro II, já em Florianópolis, perto do acesso da Via Expressa. Será uma via de trânsito rápido. O motorista que seguir por ali vai evitar dois faróis, que ficam na Av. Ivo Silveira e Rua Josué Di Bernardi.

Especialistas argumentam que a nova rota só vai transferir o gargalo de lugar e que a alternativa ideal seria a ligação entre a Beira-Mar e a Via Expressa. Este era o projeto inicial para o trecho, mas a prefeitura de Florianópolis não conseguiu a desapropriação de um terreno, que fica no meio do caminho. Por isso, optou pela alternativa construída agora.

Mais duas em obras
– Beira-Mar Norte, no Centro da Capital, está sendo revitalizada, com aumento da largura das calçadas (de 2,5m para 5m), novo pavimento para a ciclovia, novo trapiche e a instalação de cabos subterrâneas da Celesc.
– Previsão de conclusão: final do ano.
– Beira-Mar Continental, no Estreito, contém dois trechos. O primeiro liga a Ponte Colombo Sales à Rua Machado de Assis. O segundo vai da Rua Machado de Assis até a Rua Castro Alves. A obra prevê ainda estacionamento, ciclovia e passeio.
– Previsão de conclusão: não tem.
Fonte: Luiz Américo Medeiros, secretário-adjunto de obras de Florianópolis

(Por Cristina Vieira, DC, 28/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *