Reforma do CIC deve ser concluída em dezembro
03/03/2010
Centro: Outra cara ao coração da cidade
03/03/2010

Prefeitura discute obras de revitalização no Centro

Florianópolis completa 284 anos e população ganha o presente

Em reunião com o prefeito em exercício, João Batista Nunes, autoridades e entidades discutiram a urbanização e reinauguração do Terminal Cidade de Florianópolis prevista para o dia 23 de março – dia em que cidade completa 284 anos.

Pintura, recuperação das descidas pluviais, revitalização das calçadas, bancos e grades fazem parte das obras que irão transferir para o Terminal Cidade de Florianópolis 90% dos ônibus intermunicipais e consequentemente a humanização do entorno.

“O poder público precisa unir forças e acabar com o abandono do local. 60 mil pessoas voltarão a circular no entorno do Terminal e comércio voltará a crescer, por outro lado o índice de violência, do tráfico de drogas e da prostituição irá diminuir”, conclui o prefeito João Batista.

Praça XV

Um dos principais cartões postais da cidade também estará de cara nova até o dia 23 de março. Os primeiros tratamentos realizados na Praça XV serão a limpeza, poda das árvores, plantio de flores, iluminação, transferência da feira de artesanato da Catedral para a praça e a constante presença de policias Militares. “Precisamos revitalizar a Praça XV e preservar um patrimônio tão importante para Florianópolis”, alerta o prefeito.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rosemeri Bartucheski, a Praça XV virou dormitório de moradores de rua. A situação é uma questão nacional, atualmente 40 mil pessoas sem moradia circulam pelas ruas do Brasil, em Florianópolis são 1.200 que permanecem constantemente nas regiões do Jurerê, Lagoa da Conceição e principalmente Centro da Cidade – Largo da Alfândega e Praça XV. “Precisamos com urgência de um programa de atendimento ao imigrante em nível nacional, pois 90% desses moradores de rua não são de Florianópolis”, informa a secretária.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Florianópolis, tenente-coronel Newton Ramlow, confirma a situação: “a noite não damos conta de tantas pessoas dormindo no centro da cidade”.

(PMF, 03/03/2010)

Prefeitura lança projeto que vai mudar o entorno do Mercado Público

A Solenidade de Lançamento do Edital de Licitação para o Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura e Urbanismo para Requalificação do Largo do Mercado Público ocorreu na tarde da última terça-feira (02) na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Participaram do encontro o prefeito em exercício da Capital, João Batista Nunes, o superintendente do IPUF, Átila Rocha, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gean Loureiro.

Além de toda a melhoria prevista relacionada ao tratamento do espaço urbano, o projeto prevê dois estacionamentos subterrâneos com capacidade para 400 vagas cada. Os projetos concorrentes devem dar prioridade aos pedestres, contemplar as outras modalidades de acessibilidade pública, atender toda a estrutura de transporte e dar um tratamento condizente com as novas necessidades das cidades sustentáveis. Da mesma forma, organizar o espaço do Centro de Compras Popular, no Largo do Mercado Público, dando mais conforto aos comerciantes e principalmente à população. Sempre valorizando o Patrimônio Histórico existente e tão importante para Florianópolis.

“Todo cidadão a Capital freqüenta o entorno do Mercado Público, bem como todas as pessoas da região metropolitana de Florianópolis que utilizam o Terminal de Integração do Centro”, comentou o Superintendente do IPUF, Átila Rocha. Segundo ele a escolha do melhor projeto vai trazer benefícios diretos para toda a população.

“Florianópolis ainda não tem uma cultura para a realização de concursos públicos para a escolha de projetos, por isso é uma iniciativa inovadora”, declarou o vereador Gean Loureiro. O presidente da Câmara também afirmou que a proposta de fechamento da Avenida Paulo Fontes trouxe segurança para milhares de pessoas todos os dias.

Já o Prefeito em Exercício, João Batista Nunes, reforçou que a iniciativa apresentada é uma ação de governo que vai valorizar a região central da Capital. “Estamos pensado a cidade de uma forma diferenciada, priorizando o transporte público e deixando de lado o provincianismo”, destacou Nunes.

(PMF, 03/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *