Sistema Viário, Estacionamento e Jardim Botânico
04/03/2010
Obras no Centro: Vidal Ramos é a próxima
04/03/2010

Legião de animais abandonados divide espaço com recicladores

Em uma reciclagem a caminho do Sul da Ilha, em Florianópolis, dezenas de gatos caminham entre amontoados de lixo em cinco galpões de madeira. São 40 gatos e três cachorros que não estão lá por acaso: todos foram abandonados.

Assim, há 15 anos, a reciclagem, que deveria abrigar só lixo, virou também um depósito de bicho. Mamães com dezenas de filhotinhos e até animais de raça, como cães “linguicinha” e gatos siameses e persas são deixados por lá como se fossem o que deveria estar lá: lixo.

Todos os que chegam são acolhidos. Mas a situação está ficando fora de controle. A ponto de o endereço não ser divulgado, para não ensinar a outros donos o caminho da irresponsabilidade. Juntos, eles comem entre um e 1,5 quilo de ração por dia. Os recicladores dependem da doação de pessoas que se sensibilizam com a história, em geral, voluntários de entidades protetoras dos animais, para comprar tanta comida. Uma delas, Maura Vinci, visita o local pelo menos duas vezes por semana. É ela quem leva os animais para atendimento veterinário: todos são castrados e acompanhados pela prefeitura ou por clínicas especializadas:

– Precisamos de ajuda. A atitude desses trabalhadores, evitando que os animais fiquem pelas ruas, é magnífica, mas eles não podem fazer milagre. Também precisamos de voluntários que venham servir ração quando não podemos.

(Por Samia Frantz, DC, 04/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *