Produção de lixo na temporada aumenta 3,8%; coleta seletiva cresce 175%
08/03/2010
Polícia Militar Ambiental apreende 490 cabeças de palmito selvagem em Florianópolis
08/03/2010

Construção à beira-mar é demolida em praia de Florianópolis

Prédio onde funcionava restaurante foi construído em 2004 no bairro Sambaqui

A Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) retomou nesta quinta-feira as demolições de construções em áreas de preservação permanente na cidade.

Desde o começo da manhã, equipe do órgão trabalha na destruição de um imóvel construído na faixa de areia da Praia do Sambaqui, na costa Oeste da Ilha de Santa Catarina.

De acordo com o diretor de fiscalização da Floram, Bruno Palha, a construção mista, de madeira e alvenaria, tem aproximadamente 60 metros quadrados e foi erguida num aterro à beira-mar 2004.

Para evitar o desmoronamento, foi construído ainda um muro de arrimo no encontro entre a construção e a praia. A obra fica a cerca de cinco metros do mar.

Na época, o proprietário foi notificado pela construção, feita em área de Marinha, e orientado a demolir o prédio. Como não teria atendido aos pedidos do órgão ambiental, acabou multado em cerca de R$ 15 mil e terá, ainda, que recuperar a área afetada e custear o trabalho de demolição.

Segundo informações preliminares, o proprietário do espaço alega que o prédio foi construído por um inquilino, que teria montado um restaurante. Ele questiona a responsabilidade pela obra na Justiça.

Pelo menos sete funcionários da Floram, entre eles dois fiscais, estão mobilizados na demolição, às marges da rua Gilson da Costa Xavier, a geral da praia. O serviço deve ser finalizado até o meio-dia.

O diretor da Floram ressalta que novas demolições estão previstas. A próxima deve ocorrer na próxima semana no bairro Rio Tavares. A retirada deste prédio marca a 10ª ação demolitória do órgão na cidade desde o início do ano.

— Conforme os processos administrativos são finalizados, nós temos como começar as demolições — explica Palha, justificando o critério para a ordem da retirada de construções irregulares na cidade.

O telefone da Floram para mais informações ou denúncias é o (48) 3234-6049.

(DC, 05/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *