Floriano merece o nome da capital catarinense?
08/03/2010
FATMA cria primeira unidade de gestão para unidades de conservação
08/03/2010

Balneabilidade: Praias com restrição

Relatório aponta falta de condições para banho em 55 pontos do Estado. Confira a íntegra do relatório 13 da temporada 2009/2010

O Litoral de Santa Catarina tem 55 pontos impróprios para banho, de acordo com o novo relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O estudo indica 28,35% de impropriedade nos balneários do Estado. Em Florianópolis, há 22 locais não recomendados para os banhistas, dos 64 amostrados. Totalizando uma impropriedade de 34,38% em Florianópolis .

Na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, são quatro locais próprios e cinco que foram considerado impróprios. Para realizar a pesquisa, divulgada na última sexta-feira, os especialistas analisaram 193 locais espalhados em toda a faixa litorânea de Santa Catarina.

O monitoramento abrange 27 municípios, com praias que apresentam grande densidade demográfica. A contaminação está ligada à quantidade e à intensidade de águas poluídas que chegam ao mar.

O problema cresce durante a temporada de verão. Com a chegada dos turistas, há sobrecarga nas redes de esgoto pelo aumento da população flutuante.

A Fatma chama a atenção dos banhistas para as placas instaladas nas praias e que indicam as condições da água nos locais.

Os equipamentos têm duas indicações: própria em verde e imprópria em vermelho.

Consulta ao site antes de escolher o destino

Como algumas sinalizações são arrancadas por vândalos, a dica é conferir a situação das praias no site da Fatma antes de escolher o local de lazer. Também é preciso ficar atento em relação à qualidade sanitária da água para banho, evitando pontos próximos de águas com aspecto duvidoso, rios e valas.

(DC, 07/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *