Soluções para o Centro
25/02/2010
Prefeitura quer cercar Praça XV
25/02/2010

Da coluna de Carlos Damião (ND, 24/02/2010)

Digna de aplausos a iniciativa que reuniu ontem as Secretarias da Saúde e de Assistência Social, a Guarda Municipal e a Polícia Militar no mutirão de limpeza da Praça 15 de Novembro. Há muito tempo aquele espaço público precisava de atenção oficial. Notava-se, lamentavelmente, uma total ausência do Estado em questões que afetam a vida comunitária, como a transformação da praça em dormitório de moradores de rua, muitos dos quais viciados em bebidas alcoólicas e drogas.

A presença das autoridades – destacando-se inclusive a intervenção pessoal da secretária da Ação Social, Rose Bartucheski – é um indicativo de que aquela realidade deplorável, repugnante e desalentadora pode estar se modificando.

Louve-se a resposta do poder público às reportagens do Notícias do Dia e da RIC–Record, veículos de comunicação que, nos últimos meses, foram incansáveis em apontar a degradação da Praça 15 e também do Largo da Alfândega – que foi igualmente objeto de faxina no dia de ontem.

Mobilização

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) reúne-se hoje, às 9h30, no Colégio Definição, para discutir a revitalização do centro histórico da Capital, em especial das ruas João Pinto, Tiradentes e Antônio Luz, região que vem sofrendo visível degradação, desde a desativação parcial do Terminal Cidade de Florianópolis.

Expectativa

O Núcleo Terminal Cidade de Florianópolis da CDL obteve a garantia do vice-prefeito João Batista Nunes de que aquele equipamento urbano voltará a operar com linhas intermunicipais ainda no mês de março. A decisão da prefeitura tem relação com a reivindicação dos comerciantes e moradores da região.

Dormitório público

Leitor C.R.A. flagrou ontem, às 10 horas, seis moradores de rua dormindo na região da rodoviária. O leitor relata que havia policiais no local, mas eles não davam a mínima para os errantes que pousavam na área. A operação que limpou a Praça 15 e o Largo da Alfândega bem que poderia dar uma chegadinha na nossa vergonhosa rodoviária.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *