Cidades Históricas catarinenses entre primeiras beneficiadas
22/10/2009
Seminários de Energias Renováveis na Assembléia Legislativa
22/10/2009

(Editorial, DC, 22/10/2009)
A questão da mobilidade urbana em Florianópolis foi o tema da nova edição do Painel RBS, projeto multimídia no qual jornalistas de diversos veículos de comunicação do grupo entrevistam especialistas e autoridades sobre temas pontuais e de interesse coletivo.
O debate de ontem tocou num ponto nevrálgico da vida da Capital catarinense e de seu entorno em uma etapa de seu desenvolvimento que tem se caracterizado não pelo planejamento voltado para o futuro, mas pela improvisação e o amadorismo, que navegam ao sabor dos interesses políticos e eleitorais de plantão. É espantosa a facilidade com que as leis e regulamentos que tentam organizar o espaço urbano e disciplinar seu uso são deturpados para favorecer grupos de interesse ou amealhar votos.
O problema da mobilidade urbana na região começou e prosperou neste cenário lamentável, e tanto “prosperou” que, segundo um ranking desenvolvido por equipe de especialistas da Universidade de Brasília (UnB), Florianópolis, atualmente, tem o pior índice de mobilidade entre as capitais brasileiras, e é a vice-campeã mundial desta estressante “modalidade”, só perdendo para a cidade de Phuket, na Tailândia.
O Painel RBS, realizado na manhã de ontem, com o objetivo de propor uma ampla reflexão sobre o tema, a partir de diagnósticos técnicos e de exemplos positivos colhidos em outros cenários urbanos do país e do mundo, foi transmitido pela TVCOM e pela rádio CBN/Diário, sendo aberto também a intervenções do público via internet. Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que a iniciativa trouxe novas luzes e abriu novos caminhos para a busca de soluções a este problema que ajuda a degradar a qualidade de vida da população e multiplica prejuízos à economia. Resta esperar, agora, a ação dos responsáveis diretos pelas decisões necessárias.
Os monumentais congestionamentos que paralisam a cidade e a região são um flagelo que não decorre apenas do aumento exponencial da frota de veículos, que nos últimos quatro anos cresceu três vezes mais do que a população da Capital, mas também da falta de alternativas para o transporte de massas, entre outros fatores de não menor importância. O crescimento e a forma das cidades estão, historicamente, ligados à evolução dos sistemas de transportes. O advento dos veículos automotivos – os automóveis, de maneira especial – fez com que as cidades crescessem em todas as direções, facultando, como observou a coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Maria da Piedade Morais, em artigo recente, processos cada vez maiores de dispersão e periferização. “As cidades contemporâneas possuem estruturas espaciais complexas, determinadas pela topografia, pela distribuição das residências, dos empregos e dos equipamentos urbanos no território, cuja localização espacial decorre, em grande medida, das políticas públicas de transporte urbano, habitação e uso do solo”. E em relação a essas questões, que são determinantes da mobilidade, a Capital catarinense e região têm muito a ser feito. O Painel RBS realizado ontem, repita-se, trouxe novas luzes ao debate.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. VANDIR FERNANDES disse:

    Muito se conversa e pouco se faz.
    Metrô, duplicação até aeroporto, novo acesso à Ilha, são exemplos de conversas e promessas eleitoreiras não cumpridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *