Patrimônio histórico
03/09/2009
Evento de ajuda humanitária internacional reúne em Florianópolis países da América Latina
04/09/2009

Praça Guadalupe: realidade ou um mito

Artigo escrito por Otávio Ferrari Filho, Vice-presidente da Associação FloripAmanhã

A implantação de uma praça ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, é um pleito com mais de vinte anos.

Quando Vilson Kleinübing era Governador do Estado de Santa Catarina, a Sociedade Pró-Canasvieiras pleiteou a área delimitada pelas ruas Madre Maria Villac, Vasco Gondin, Apóstolo Pascoal e Afonso Cardoso da Veiga para implantação de uma praça. Solicitação feita, solicitação atendida. O comodato da área foi concedido. Porém, havia um prazo de sete anos para execução da proposta, o qual não foi cumprido.

A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe foi edificada após esse prazo por uma outra organização não governamental.

Quanto a praça, as ações por sua execução reiniciaram há cerca de cinco anos. Ação Social Nossa Senhora de Guadalupe – ASONSEG, ACIF-Canasvieiras, AMOCAN, CONSEG Baia de Canasvieiras, entre outras instituições, elaboraram ante projeto e submeteram ao Prefeito Dário Berger e sua equipe. Devido ao alto custo envolvido, o projeto não vingou.

Em 2008, a ASONSEG pleiteou junto a FLORAM a adoção do espaço e ela foi-lhe concedida por três anos. Contatos foram feitos junto a órgãos executivos da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Câmara Municipal, surgindo a luz: a Secretaria Municipal de Obras elabora um projeto e submete a consideração da comunidade. A execução completa poderá acontecer dentro dos próximos três anos. Situação idêntica já aconteceu em comunidade do Morro das Pedras. O projeto está caminhando na Secretaria de Obras.

Concretizado esse encaminhamento, os moradores habituais de Canasvieiras terão um espaço para atividades esportivas, culturais e educativas. Haverá espaço para caminhadas, exercícios físicos, ações como o já realizado em 2008 Circuito BB de Vôlei de Praia. Além das atividades na alta temporada de verão, escolinhas esportivas na baixa, será local onde pais possam levar seus filhos para brincar, de convívio e, também onde a municipalidade possa realizar eventos abertos a população. Quadras, trilhas para caminhada, pistas de skate e locais para a contemplação, pura e simples, também.

Empresas de turismo poderão divulgar para seus clientes que, além da praia existe um novo espaço para lazer e recreação.

As pessoas que desejarem poderão apresentar sugestões e colaborações para acelerar a concretização da Praça Guadalupe.

Enfim, persiste a esperança que um sonho antigo se torne realidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *