Ponta do Sambaqui será unidade de conservação
09/09/2009
Famílias esperam ligação de luz
09/09/2009

O gerenciamento costeiro faz água

Postado por Cesar Valente (DeOlhoNaCapital, 08/09/2009)

O vereador Acácio Garibaldi (PP) pediu vistas ao projeto de lei do plano de gerenciamento costeiro de Florianópolis e no último dia 31 retornou, com observações críticas que demonstram a fragilidade de alguns pontos do projeto. Quando uma tarrafa tem muito furo e não resolve mais nada, talvez seja melhor tecer outra. Mas o caso, nesta ilha de costas para o mar, é que, por algum motivo que desconhecemos, tem um pessoal que prefere fazer as coisas pela metade, deixar um monte de tábua solta e depois colocar a culpa na lei, no MPF, na Justiça, na mãe do Badanha.

Parece que é o caso dessa regulamentação, pelo que enumerou o vereador. Tá, eu sei, ele é do PP, é da oposição. Mas se não querem dar moleza pra turma da oposição, então não deixem a bunda na janela, né?

Transcrevo o parecer na íntegra, porque acho que vocês já são bem grandinhos para navegar num texto oficial, mesmo sem planejamento costeiro adequado:

PEDIDO DE VISTA

PROJETO DE LEI Nº 12.424/ 2007

Matéria: Institui o Plano de Gerenciamento Costeiro
Autor: Executivo Municipal
Relator: Vereador Thiago Silva
Comissão: Comissão de Constituição e Justiça

Senhores Vereadores,

Solicitei Vista ao presente Projeto de Lei para melhor analisar a matéria e, após detalhada apreciação, verifico de plano um possível erro de forma, visto que a Lei Orgânica do Município é taxativa em seu Art. 61, § 2º, inciso II, ao apontar que serão complementares as leis que dispuserem sobre Plano Diretor do Município, matéria afeta ao presente Projeto de Lei.

Ademais, o Art. 7º do Decreto nº 5.300, de 7 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei nº 7.661 que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro aponta que:

“O Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro tem por objetivo a gestão da zona costeira e implementa a Política Municipal de Gerenciamento Costeiro, define responsabilidades e procedimentos institucionais devendo observar, ainda, os demais planos de uso e ocupação territorial.”

Ora, a priori, o presente Projeto de Lei não faz menção aos demais planos de uso e ocupação territorial que, pelo Art. 182 da Constituição, deve estar definido no Plano Diretor.

O Projeto de Lei também não atende às exigências do Art. 8º do Decreto Federal, visto que não define os princípios, objetivos e diretrizes da política de gestão da zona costeira, do sistema de gestão costeira, dos instrumentos de gestão, das infrações e penalidades previstas em lei, nem mesmo os mecanismos econômicos que garantam a sua aplicação.

Pelo exposto, considerando que a Procuradoria da casa não emitiu parecer (fl. 20), mas apenas condicionou a necessidade de que fossem cumpridas as recomendações do Engº. Antônio José da Silva Filho (fl. 09), entendo ser necessária uma melhor avaliação jurídica, ou seja:

1- Considerando que por imposição do Art. 182 da Constituição Federal a “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público Municipal tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes”.

2 – Tendo em vista que o § 1º do mesmo preceito constitucional estabelece que o “Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”, logo, SMJ, o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, especificamente o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro – ZEEC deveria ser parte integrante do Plano Diretor.

3 – Já a Política Municipal de Gerenciamento Costeiro deveria estabelecer a estratégia de ação e de controle relativa às formas de uso e ocupação da orla, buscando a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico através da criação de oportunidades de trabalho e renda nas atividades previstas no Art. 28 do Decreto nº 5.300, com destaque para:

– Preservação das unidades de conservação;
– Manejo sustentável dos recursos naturais;
– Uso residencial e comercial, na forma de loteamentos ou balneários mistos;
– Pesca e maricultura, com atracadouros e estruturas associados ao apoio ao turismo náutico, gastronomia e à construção civil;
– Esportes náuticos;
– Turismo e lazer sustentáveis;
– Complexos eco turísticos;
– Marinas e atividades associadas (comércio, indústria, habitação e serviços);

4 – As responsabilidades e procedimentos institucionais deveriam estar claramente definidas no Projeto de Lei e adequadas à estrutura administrativa municipal, a saber:

– O órgão de planejamento, ou seja, o IPUF deveria ser o responsável por:
a) Elaborar o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro – ZEEC, segundo diretrizes estabelecidas no Decreto nº 5.300, com destaque para os Art. 9º, 14, 27 e 28 e nos anexos I e II;
b) Implementar o Sistema Municipal de Informações da Gestão da Zona Costeira, incorporando-o ao sistema de informações georeferenciadas do Município;
c) Incorporar o PMGC ao Plano Diretor;
d) Estabelecer os mecanismos econômicos que garantam a aplicação do PMGC;
e) Compatibilizar os instrumentos de ordenamento territorial com o zoneamento estadual.

– A Secretaria de Urbanismo deveria ter a responsabilidade pelo licenciamento das obras e empreendimentos e pela aplicação das penalidades por infrações relativas às questões urbanísticas.

– O Projeto de Lei deveria propor a reestruturação da FLORAM, criando um órgão com a finalidade específica de operar os instrumentos de gestão da orla, ficando responsável por:
a) Assumir o Sistema de Gestão Costeira;
b) Operar o Sistema Municipal de Informações da Gestão da Zona Costeira;
c) Integrar o Sistema Nacional de do Meio Ambiente – SISNAMA;
d) Implementar e executar os programas de monitoramento;
e) Aplicar as penalidades por infrações relativas às questões ambientais.

5 – Para que o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro tenha efetividade, as infrações e penalidades deveriam estar mais bem explicitadas no texto da Lei.

VOTO

Pelo exposto, manifesto-me pelo encaminhamento do presente Projeto de Lei à Procuradoria desta Casa, para que esta se manifeste acerca das observações aqui levantadas e emita perecer, especificamente sobre os seguintes pontos:

– Sobre a forma do presente Projeto de Lei, se na forma de Lei Ordinária ou Projeto de Lei Complementar;
– Se o Projeto de Lei atende ao que está estipulado no Art. 182 da Constituição Federal;
– Se o projeto de Lei atende adequadamente às diretrizes do Decreto Federal nº 5.300.

Sala das Comissões, em 31 de agosto de 2009.
Acácio Garibaldi S. Thiago Filho
Vereador do PP

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. joaquim aguiar disse:

    Gostaria de parabenizar o Vereador Acácio pelo seu brilhante exclarecimento sobre o PMGC. Realmente a referia Lei é totalmente inconstitucional, não precisa ser jurista basta ler as leis que aorientam. O referido Plano é um pano de fundo pois com sua aprovação apesar de estar abaixo do Plano Diretor, obrigará o municipio a aprovar o Plano Diretor de Florianópolis, pura jogada. Vamos acionar o MFE e MPF, pura bandalheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *