Florianópolis vai sediar a 4ª Semana da Diversidade
26/08/2009
Vargem do Bom Jesus reivindica urbanização e segurança
26/08/2009

Revitalização das margens dos rios vai demorar

A afirmação partiu de liderança do Movimento pela Humanização dos Ingleses.

O Movimento pela Humanização de Ingleses reconhece a importância do trabalho de limpeza dos rios da região que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras e Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), mas informa que o trabalho está apenas começando e a etapa mais demorada será a revitalização das margens dos rios. Daltro Prestes, membro do movimento e coordenador do acompanhamento dos trabalhos, diz que por enquanto foi feita apenas a primeira fase. “O que vai demorar é a revitalização das margens, então falta muita coisa ainda”, afirma Prestes. Segundo ele, até o momento o trabalho que vem sendo realizado está satisfatório, mas a entidade vai continuar de olho para que tudo seja feito.

Ele reconhece que a Vigilância Sanitária está atenta aos abusos e que a entidade tem feito constantes denúncias. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária, Floram e, se surgir uma complicação, pode cair na mão do Ministério Público”, informa. Em junho e julho a Secretaria de Obras e Comcap fizeram um trabalho de limpeza dos rios Ingleses e Capivari. Segundo o diretor de Operações da Secretaria Municipal de Obras, Milton Otávio da Silva, o trabalho é difícil, pois existem construções edificadas em cima do canal, além do esgoto jogado direto nos rios.

A limpeza é feita com máquinas e 16 funcionários operacionais, incluindo uma SH200, que faz toda a limpeza do rio, e também dois caminhões e uma retro-escavadeira. Os trabalhos são acompanhados pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que estuda e administra a área ambiental do município.

Milton Otávio informa que a equipe encontra de tudo no rio: lixo, móveis velhos, madeira. A sujeira motivou protestos da comunidade, que exigiu a revitalização dos rios da região. Uma série de artigos lançados no blog sosriocapivari.blogspot.com pelo morador de Ingleses e advogado Alfredo Koerich serviram de pontapé inicial para o movimento.

(Alexandre Winck, Jornal Folha do Norte da Ilha, 26/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *