Recomendação quer garantir participação popular em Plano Diretor de Florianópolis
11/08/2009
Costão nega venda, mas aceita sócio minoritário
12/08/2009

Do site de César Valente (DeOlhoNaCapital, 11/08/2009)

Resposta da FloripAmanhã ao post A cidade que queremos, publicada no site de DeOlhoNaCapital.

“Prezado César Valente,

Cumprimento-o pela sua análise a respeito de Florianópolis. Realmente, a cidade do terceiro milênio vive o drama dos problemas do século XX, justamente porque o poder público não tem abreviado as soluções de que a cidade precisa para resgatar a qualidade de vida e equacionar os graves problemas de mobilidade.

Estamos sim, toda a equipe da FloripAmanhã, pressionando os poderes públicos no sentido de estruturar melhor os órgãos licenciadores e em luta permanente pela aprovação urgente de um plano diretor que assegure um crescimento imune aos riscos de tornar a nossa cidade inviável.

O Planejamento 2030 (www.floripa2030.com.br), coordenado pela FloripAmanhã (www.floripamanha.org), é uma proposta discutida por inúmeros segmentos sociais da cidade e está servindo de subsídios ao necessário “repensar” Florianópolis, com vistas a definição de um eficiente Plano Diretor. Hoje, as premissas desta estratégia para o futuro da capital catarinense constam na nova leitura técnica do Plano Diretor Participativo, coordenada pela Fundação CEPA, condutora metodológica do 2030.

Esta é apenas uma das diversas ações da associação em prol da cidade, como a inclusão da cidade no conceito internacional de reserva da biosfera em ambiente urbano(meio ambiente), oficina de desenho urbano(planejamento urbano), entre outras diversas ações.

Reiterando nossos cumprimentos, aproveitamos o seu blog para convocar a comunidade de Florianópolis a pressionar a Câmara dos Vereadores por uma aprovação urgente do plano diretor.”

Zena Becker, presidente em exercício da associação FloripAmanhã.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Francis disse:

    Olá!

    Estou fazendo parte do LAbHabitar da Universidade Federal, que está desenvolvendo uma pesquisa nacional sobre a regulamentação de ZEIS no Brasil, e Florianólolis está entre as cidades selecionadas. Gostaria de saber se o Plano Diretor foi aprovado, pois não consta no site oficial da Câmara Municipal e nem no Diário Oficial do Município. Desde já agradeço.

    Francis Almeida

  2. Francis disse:

    Retificando a informação: O LabHabitar é da Universidade federal da Bahia e desenvolve pesquisas com o apoio do CNPQ.

  3. Prezado Francis Almeida,
    O Plano Diretor de Florianópolis ainda não foi aprovado. A última matéria publicada sobre o assunto foi https://floripamanha.org/2009/08/iniciadas-atividades-para-a-conclusao-do-plano-diretor/. Veja todas as matérias sobre Plano Diretor no site FloripAmanhã – https://floripamanha.org/tag/plano-diretor/.
    Quem gerencia o andamento do Plano Diretor é o IPUF – http://www.ipuf.sc.gov.br/. O site do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis está em manutenção, mas você pode usar o formulário de contato para solicitar informações.
    A FloripAmanhã desenvolveu o Planejamento 2030 (www.floripa2030.com.br), é o resultado de discussões entre inúmeros segmentos sociais da cidade e projeta uma Florianópolis sustentável e planejada para o futuro. Confira!
    Esperamos ter ajudado a responder sua pergunta, obrigado pela sua participação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *