LHS visita Semana do Meio Ambiente
03/06/2009
Comissão aprova grupo de trabalho para viabilizar Projeto Copa Limpa
03/06/2009

Autoridade colombiana em mobilidade conhece projetos para o transporte urbano da Capital

O vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, recebeu em seu gabinete o professor da universidade da Colômbia, Ricardo Montezuma, que aproveitou a participação em um evento internacional realizado em Florianópolis para conhecer mais de perto a mobilidade da cidade e o sistema de transporte coletivo. Montezuma foi um dos responsáveis pelo projeto Transmilênio, que revolucionou o transporte de Bogotá, e é autor de vários livros sobre modalidade urbana.
No encontro o secretário de Transportes da Capital salientou o objetivo da atual administração de criar novos modais de mobilidade para a cidade apostando num transporte urbano que seja auto-sustentável. Para João Batista Nunes é preciso ousadia para implantar um sistema de transporte público que seja eficiente no seu funcionamento e também no conceito. “Temos que mudar principalmente o conceito dos terminais urbanos que devem ser transformados em verdadeiros centros de convivências onde o usuário encontre comercio e serviços”, explicou. O vice-prefeito salientou que tem o projeto de criar verdadeiros shoppings nos terminais, com a participação público privada, onde o cidadão encontrará bancos, lojas, serviços públicos e não apenas um local onde “vai pegar o ônibus que o levará até esses serviços”.
Para mostrar que a idéia de tornar os terminais urbanos verdadeiros shoppings é viável Nunes tomou como exemplo o Ticen. “No terminal central circulam diariamente cerca de 250 mil pessoas que são consumidores de bens e serviços”, salientou. O secretário, que adiantou já ter entrado em contato com a Universidade Federal de Santa Cataria e arquitetos para elaborar um projeto arquitetônico dos equipamentos, além de contar com o Sebrae para as questões de empreendedorismo, também falou de outros projetos para melhorar o transporte e a mobilidade.
Citou os já implantados corredores exclusivos de ônibus e a humanização da Avenida Paulo Fontes, que deve ser iniciada já em junho. “Queremos fechar o trecho da via próximo ao Ticen para os veículos, dando prioridade para as pessoas”, concluiu.
Na sua explanação Ricardo Montezuma felicitou a iniciativa da mudança do conceito dos terminais que deixarão de ser apenas estações de transbordo. O professor sugeriu um estreitamento no relacionamento com a Secretaria de Transportes e seus técnicos no sentido de projetar ações que também contemplem novos modais de mobilidade como o incentivo ao uso de bicicletas. Atualmente o colombiano mantém a “Fundacion Ciudad Humana” e desenvolve os programas “cidade Ativa X Cidade Humana e Ciclovias unidas pelas Américas” ligados a mobilidade urbana.
(FloripaNews, 03/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *