Só no papel
05/05/2009
Juntos por Florianópolis
05/05/2009

WTTC vai colocar o país no roteiro do turismo mundial

Entre os dias 14 e 17 de maio, o Costão do Santinho Resort & SPA será a sede do Fórum Mundial do World Travel & Tourism Council (WTTC). O encontro deve reunir cerca de 850 delegados e as atividades acontecerão no novo Centro de Convenções que será inaugurado na ocasião, o Tuguá. Para o evento, também serão entregues 200 apartamentos totalmente reformados. Até o final de 2009, todos os 500 quartos passarão pelas mudanças.

Na definição de Rubens Régis, diretor do Costão e da Resorts Brasil, esta é a oportunidade de colocar o país no roteiro do turismo mundial. “Temos que ver o WTTC como Brasil, não só como como Florianópolis. Primeiro porque entramos num roteiro importante já que os últimos aconteceram em Dubai, Washington, Lisboa e o próximo será em Pequim”, justifica.

Ainda segundo ele, este vai ser um momento de troca de experiências. “É impressionante o número de pessoas importantes que aqui estarão. Espero que os especialistas do Brasil estejam também em Florianópolis para que nós possamos tirar desse evento vantagens e lições para desenvolver a nossa indústria como um todo”.

Media Partner oficial do WTTC, o MERCADO & EVENTOS fará a cobertura completa que estará disponível em hot site especialmente desenvolvido para o evento. Outra novidade é a transmissão ao vivo em vídeo de todos os debates. Quem ainda assim não conseguir acompanhar tudo que rolar, poderá conferir todas as notícias no encarte especial sobre o WTTC publicado na edição da segunda quinzena de maio.

M&E – Como o segmento de resorts vem enfrentando a crise econômica que afeta o mundo e qual sua visão para esse ano de 2009?
Rubens Régis – Será um ano difícil para todos, principalmente para o mercado internacional, que vive de lazer externo, e tem sofrido muito. O mercado europeu está muito retraído, o mercado chinês e uruguaio caíram pela metade. O único que cresceu foi o argentino. Ou seja, quem depende do lazer internacional realmente está sofrendo em função da crise internacional. Apesar disso, creio que o mercado está encontrando seus caminhos, primeiro porque o pior da crise já está passando. Chegamos ao fundo do poço mas já começamos a virar a curva. As coisas começam a melhorar. O setor de eventos, por exemplo, teve uma queda fortíssima e agora começa a respirar de novo. Começam a aparecer convenções, reuniões e acredito que até segundo semestre vamos ter o mercado normal de novo. É claro que não podemos negar que o cenário é difícil porque a retração internacional somada a retração de eventos não compensa o crescimento que tivermos nos mercado doméstico. Tivemos uma excelente Páscoa, mas no restante do período dependemos de eventos. Em síntese, esse vai ser o ano da criatividade e das ofertas: dois por um, 50% de desconto. Temos que focar em ações em parceria com operadoras e além disso trabalhar diretamente para reverter o quadro e voltar a trazer os turistas estrangeiros. Esse é o ano das promoções, não tenho nenhuma dúvida, principalmente nesse primeiro semestre.

M&E – Quais foram os números da indústria de resorts nesse verão 2009?
Rubens Régis – O mercado de resorts teve um exclente verão. A indústria do turismo como um todo registrou um crescimento de 18% em relação ao ano passado e o setor dos resorts deve ter ficado no mesmo patamar. A única exceção, infelizmente, foi o estado de Santa Catarina, que apresentou queda de 28%. Ele foi muito prejudicado por conta das chuvas do ano passado. Apesar da queda do estado, o Costão do Santinho empatou, registrando praticamente os mesmos números do verão 2008. Isso foi conseguido por conta de uma pré-venda muito forte. Quando veio a enchente já tínhamos grande parte das vendas garantidas.

M&E – Como o Costão do Santinho fechou o ano de 2008 e quais são as novidades programadas para este ano?
Rubens Régis – Era para termos crescido substancialmente mas isso não aconteceu. Contudo, ainda fechamos 2008 um pouco acima de 2007, com crescimento de 8%, o que consideramos um número excelente por conta das dificuldades que tivemos com o dólar barato. Mas foi um bom ano. Na área de lazer, inauguramos no final do ano passado, um sistema de aquecimento das piscinas externas, agora elas permanecerão com 38º graus durante todo o ano, garantindo o lazer independente do clima. Outra novidade foi o início da renovação dos nossos apartamentos. Para o WTTC vamos entregar 200 apartamentos renovados e até final de 2009 teremos os 500 prontos. Um investimento de R$ 6 milhões. E a maior novidade de todas é o nosso novo pavilhão de eventos: o Tuguá. Com investimento de R$ 4 milhões, essa nova área de eventos terá 2.400 metros quadrados, sendo 1.800 de vão livre com 7,5 metros de altura. Junto com o pavilhão Cascaes (930 m²) e com o salão Açores (672 m²), ele vai transformar o Costão, sem a menor sombra de dúvidas, no maior centro de convenções de praia do Brasil. Não existe nada parecido conosco hoje. Um espaço que vai se adequar perfeitamente para captação de feiras, congresso e jantares, já que permite 1.500 pessoas sentadas com muito conforto. A venda do espaço para eventos já foi aberta e o lançamento oficial acabou de ser feito. Contudo, a inauguração vai ser no WTTC e logo depois do evento será feita a apresentação para o mercado, clientes, imprensa e empresas. Para o ano que vem esse vai ser o grande diferencial do mercado.

M&E – Como, na sua avaliação, a realização do WTTC vai contribuir para a promoção do Brasil e de Santa Catarina no exterior?
Rubens Régis – Temos que ver o WTTC como Brasil, não só como como Florianópolis. Primeiro porque entramos num roteiro importante já que os últimos aconteceram em Dubai, Washington, Lisboa e o próximo será em Pequim. Então já um orgulho para o país sediar um evento dessa qualidade. Para Florianópolis nem se fala. Isso vai colocar Florianópolis no roteiro do mundo. Acho que a cidade realmente merecia essa grande promoção porque é muito bonita, um Brasil diferente, pouco divulgado porque o país divulga muito o Rio de Janeiro e o Nordeste. Então esse é o primeiro ponto que deve ser levado em consideração. Além disso, existem outros pontos agregados, como trazer para o Brasil as grandes cabeças do turismo mundial. É impressionante o número de pessoas importantes que aqui estarão. Espero que os especialistas do Brasil estejam também em Florianópolis para que nós possamos tirar desse evento vantagens e lições para desenvolver a nossa indústria como um todo. Temos muito o que aprender principalmente nos setores de planejamento e investimento. Grandes investidores estarão no WTTC com possibilidade de desenvolvimento de projetos no Brasil. É um momento único. Também podemos sugerir, é claro. Porque temos excelentes profissionais e know-how para isso, boas experiências para passar para o mundo.

M&E – Além de ser benéfico para o país e para o estado de Santa Catarina, a realização do WTTC no Costão do Santinho Resort & SPA também trará vantagens para o empreendimento. Como aproveitar isso?
Rubens Régis – O Costão vai se inserir no mundo junto com Florianópolis. É claro que na verdade o que se vende é o destino e não o resort. Agora, se o destino se vender nós iremos juntos. É o que nós queremos, promover Florianópolis. Queremos que a cidade esteja linda, radiante e arrumada para que as pessoas saiam daqui encantadas. Teremos jornalistas do mundo todo, cerca de 200 pessoas da imprensa de todos os principais veículos de turismo mundiais falando da capital de Santa Catarina. Queremos que eles falem muito bem e que isso possa repercutir porque assim vamos colher junto com a cidade. Para nós, o WTTC é encarado como um investimento. Por isso, mesmo com esse cenário de crise, apostamos na reforma dos apartamentos e na construção do Tuguá. Temos certeza que essa crise
vai passar e nós estaremos prontos.

(Mercado e Eventos, FlorianópolisCVB, 05/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *