Susto no Aeroporto Hercílio Luz
11/05/2009
Lula abrirá o congresso
11/05/2009

Consciência ecológica

Artigo escrito por Pedro M. Niebuhr – Advogado (DC, 10/05/2009)

A qualidade do debate que se verifica em torno das matérias legislativas ambientais, o comprometimento da mídia local e regional em relação a este tipo de assunto e o nível de instrução da população do Estado credenciam Santa Catarina a tornar-se referência quando a pauta é posturas ambientalmente corretas. É interessante que todos poder público, mercado e sociedade incorporem a suas práticas experiências exitosas de outras comunidades, de outras localidades, alterando uma perspectiva que é, atualmente, prejudicial a todos. Toma-se, por exemplo, a relação de consumo.

Nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, desenvolveu-se, nas relações de consumo, uma cultura que respalda e valoriza o emprego de mercadorias e técnicas de produção ambientalmente corretas. As empresas utilizam publicitariamente o mote ecológico, informando aos consumidores a utilização, em seus produtos e serviços, de insumos, mercadorias e metodologias “verdes”, prática pouco ou quase não explorada no Brasil. Nos comerciais de televisão, nas campanhas publicitárias, em entrevistas, são veiculados como atrativos, como diferenciais, o uso de produtos fornecidos por mercados locais, de copos descartáveis de papel (no lugar dos tradicionais copos plásticos), de alimentos orgânicos (não utilizadores de agrotóxicos), de ventilação e iluminação natural em ambientes (que economizam energia), de material reciclado, dentre outras iniciativas.

A discussão legislativa sobre meio ambiente poderia servir para despertar uma verdadeira consciência ecológica. Posturas ambientalmente corretas podem ser ótimas oportunidades financeiras e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo responsável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *