Secretaria estuda novo corredor para ônibus
25/03/2009
Copa do Mundo de 2014 e a importância dos estádios
25/03/2009

Pesquisa traçará perfil sobre saúde do aluno

Em SC, só a Capital participará

A partir da semana que vem, alunos de 8ª e 9ª séries do ensino fundamental de Florianópolis terão uma atividade diferente em sala de aula.

Munidos de computadores de mão, eles responderão a um questionário com perguntas como: você fuma? Faz atividade física? As indagações farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, a Pense 2009, elaborada pelo governo federal.

Facilitar o planejamento de ações e de investimentos voltados à saúde dos adolescentes é o objetivo da pesquisa, que foi lançada ontem em todo o país e traz como novidade o uso de um computador menor do que o convencional, chamado PDA, até então utilizado apenas pelos pesquisadores. Pela primeira vez, os participantes é que vão digitar as respostas.

De acordo com o chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maurício Batista, o uso da informática é uma forma de atrair e incentivar a participação dos estudantes. Atualmente, 16 pesquisadores do IBGE estão sendo treinados para aplicar a Pense 2009 em Florianópolis.

Todas as respostas serão sigilosas. O estudante poderá ficar à vontade para responder com sinceridade perguntas referentes à alimentação, violência, uso de drogas e sexo. A primeira das 110 questões pergunta se o aluno deseja ou não participar da atividade. A participação não é obrigatória.

Na Capital, a Pense 2009 terá início a partir do dia 30 deste mês e deve ir até 29 de maio.

A média de tempo para responder a todo o questionário deve ser de 60 minutos, podendo variar conforme a familiaridade do aluno com o computador. Na Capital, foram escolhidas, de forma aleatória, 67 escolas, entre públicas e privadas, para fazerem parte da pesquisa.

Ao todo, serão ouvidos 70 mil alunos de 1.507 escolas de todas as capitais brasileiras.

(Mariana Ortiga, DC, 25/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *