Movimento calmo no corredor de ônibus
31/03/2009
Jardim Botânico sai do papel
31/03/2009

O futuro da água em SC

Artigo escrito por Edson Andrino – Deputado estadual, membro do Fórum Parlamentar da Bacia do Rio Uruguai e Aquífero Guarani (DC, 31/03/2009)

O Dia Internacional da Água, 22 de março, marcou o fim de mais um Fórum Mundial sobre o tema. Depois de o mundo ter debatido a falta de água, o saneamento básico, o abastecimento e o reconhecimento desse líquido vital como um bem de todos, é a vez de Florianópolis sediar um evento que irá debater questões mais locais, como planejar sobre o imprevisível. A preparação para os eventos climáticos extremos consiste em adotar medidas preventivas para enfrentá-los antes que eles ocorram. A classificação das áreas de risco e a implantação de sistemas de monitoramento e alerta para a evacuação daquelas já ocupadas podem tornar possível reduzir efeitos devastadores.

A Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, abrangendo águas superficiais e subterrâneas, pode aumentar a capacidade de resposta frente ao que não se pode impedir diante de um desastre natural. Essas reservas poderiam minorar as perdas na agricultura, causadas por estiagens intensas, além de suprir carências de abastecimento de água ocasionadas por inundações, deslizamentos e outros desastres naturais.

O seminário “O futuro da Água em Santa Catarina. Gestão Integrada dos Recursos Hídricos”, que acontece amanhã e quinta-feira, na Assembleia Legislativa, receberá autoridades brasileiras e espanholas para debater questões sobre o acesso e uso sustentável da água potável, e o caráter estratégico das reservas subterrâneas. O debate sobre os recursos hídricos ainda dá seus primeiros passos, mas pode ser promissor se imediatamente reconhecermos como prioritário o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da gestão da água.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *