Começa a sair do papel a reforma do CIC, em Florianópolis
04/03/2009
SC pede votos aos países vizinhos para sediar Copa de 2014
05/03/2009

Litoral de SC tem 61 pontos impróprios para banho

Situação piorou desde o último levantamento, que havia reprovado 59 pontos

O relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta terça-feira, aponta 61 pontos impróprios para o banho no litoral catarinense. Foram analisados 192 locais.

A situação piorou em relação ao último levantamento, que havia reprovado 59 pontos. Em Florianópolis, o cenário melhorou: 20 dos 63 pontos analisados não são recomendados. Na semana passada, os pontos impróprios eram 21.

A pesquisa leva em conta apenas a incidência da bactéria Escherichia coli, abundante em fezes de animais, inclusive nas do homem. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março.

A pesquisa de balneabilidade é realizada pela Fatma desde 1976. Ela começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense.

A amostragem inclui também a Lagoa da Conceição, em Florianópolis; o Canal do Linguado (Balneário da Barra do Sul); a Lagoa de Barra Velha; Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba; Lagoa do Faxinal, dos Esteves e dos Freitas (todas em Içara); o Canal do Camacho e a Lagoa do Arroio Corrente (ambos em Jaguaruna); a Lagoa de Cabeçudas, em Laguna; e o Braço Morto do Rio Mampituba, em Passo de Torres.

A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o Litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas.

(DC, 04/03/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *