Balneabilidade
02/02/2009
Florianópolis ganha secretaria para atender demandas do setor tecnológico
02/02/2009

Santa Catarina implementará 10 núcleos de inovação tecnológica

Santa Catarina dá mais um passo para fomentar a inovação tecnológica e fortalecer a parceria entre os centros de pesquisa e o setor produtivo. Dez centros de ciência e tecnologia vão implementar neste ano núcleos de inovação tecnológica (Nits). A iniciativa é o resultado de um projeto do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) e da UFSC em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapesc) e a Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate).

Os dez novos núcleos serão estruturados em centros de pesquisa de todo o estado e, junto com os cinco núcleos que já estão em funcionamento vão formar a Rede Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica. Para a execução do projeto, que terá duração de 18 meses, foram captados recursos da ordem de R$ 1,8 milhão em agências de fomento e entidades participantes do projeto.

Os núcleos criarão e manterão atualizado um banco de informações sobre as competências disponíveis em cada universidade, farão o mapeamento da produção científica e tecnológica dos centros de pesquisa, e serão o elo entre a universidade e as empresas de cada região. Segundo o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, “desta forma, será possível integrar os agentes de desenvolvimento tecnológico do estado em benefício das empresas catarinenses”.

A empresa que tiver demanda poderá procurar o Nit mais próximo e verificar quem poderá atendê-la, pois a partir do banco de dados será possível saber o que se está pesquisando e em qual região do estado.

Assim como os centros de pesquisa, as empresas também poderão estruturar seus núcleos de inovação tecnológica. O projeto contempla a implementação de 10 núcleos em empresas, utilizando a metodologia Gestão da Inovação, desenvolvida pelo IEL/SC.

(FloripaNews, 02/02/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *