FloripAmanhã e vereador Jaime Tonello discutem correção no projeto de lei do gerenciamento costeiro
24/11/2008
Revista DACultura traz em destaque a Fortaleza de Ratones em Santa Catarina
25/11/2008

Lançamento internacional do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações

Lançamento internacional do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações O website e o Banco de Dados Mundial sobre Fortificações (www.fortalezas.org), que já está disponível ao público, será lançado internacionalmente durante o VIII Congresso de Monumentos Militares (Faro/Portugal), no próximo dia 28 de novembro de 2008, por seu criador e coordenador Roberto Tonera, arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O Website fortalezas.org vem sendo desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia da UFSC, desde 2001, e conta com a participação de alunos estagiários dos cursos de História, Arquitetura e Línguas Estrangeiras da UFSC, e a colaboração do historiador Carlos Castanheira Cruz e do analista e consultor Claudio Brancher Kerber.

Trata-se de um banco de dados temático sobre fortificações em todo o mundo, com possibilidade de consulta, pesquisa e inserção on line, ou seja diretamente na Internet, de dados e mídias (em português, espanhol e inglês), por qualquer instituição ou pessoa credenciada, a partir de qualquer lugar que disponha de um simples acesso à Internet. Além dos dados sobre as fortificações, poderão ser consultados e inseridos também dados sobre bibliografias e personagens históricos relacionados àquelas construções, entre outros conteúdos temáticos.

Importante salientar que os conteúdos do banco de dados não são verbetes de visualização passiva. Este novo e pioneiro website funciona como um banco de dados relacional, onde dezenas de campos com informações parametrizadas (quesitos pré-definidos) permitem estabelecer estudos comparativos entre as fortificações, além de possibilitar pesquisas combinadas por tipologia, nome, localização geográfica, data de construção, projetista, nacionalidade original, uso, proteção legal, estado de conservação, mantenedor, ou ainda por qualquer palavra contida nos textos descritivos, entre dezenas de outros parâmetros de pesquisa disponíveis.

O banco de dados e todas as ferramentas de consulta e inserção de conteúdos funcionam integralmente no ambiente da Internet, não havendo necessidade de instalação de qualquer programa adicional no computador do usuário. Isto permite que o Website fortalezas.org funcione sem custos operacionais para o usuário, servindo como fonte compartilhada de pesquisa para instituições de preservação, universidades, mantenedores dos monumentos, especialistas, professores, estudantes e público em geral, que podem utilizá-lo a partir de um cyber café, do computador da sua escola, da sua instituição, ou mesmo da sua moradia.

Além de contribuir para socializar o acesso à informação, que é por si só tarefa das mais imprescindíveis, o Website fortalezas.org objetiva democratizar a construção do conhecimento, por intermédio da formação de uma comunidade virtual na Internet, focada no estudo, divulgação e valorização das fortificações. O processo de ampliação permanente da base de dados do Website se dará através da participação multilíngue dos pesquisadores locais, regionais e internacionais, permitindo uma efetiva representatividade do universo das fortificações existentes em todo o mundo, num trabalho de grande potencial cooperativo entre pesquisadores, instituições e público interessado no tema.

Mesmo antes de seu lançamento oficial, o Projeto desenvolvido na UFSC pensa desde já na sua expansão e aprimoramento. Segundo Tonera, “mesmo sendo esse banco, em nível mundial, uma ferramenta única e inovadora em sua versão atual, estamos buscando novos apoios e parcerias, dentro e fora do Brasil, que permitam desde já a ampliação e otimização de suas funcionalidades, possibilitando a alimentação colaborativa da sua base de dados, a tradução dos conteúdos cadastrados, o incremento do número de idiomas disponíveis, a implementação de um glossário técnico ilustrado, a criação de uma linha do tempo temática, a criação de uma plataforma técnica de manutenção e conservação das fortificações, entre outros melhoramentos, que aguardam financiamento para o seu desenvolvimento e incorporação ao Website em futuro próximo. Estamos também iniciando a fase de divulgação internacional do banco e para isso são importantes os eventos técnicos como os congressos de fortificações de Faro/Portugal (novembro de 2008); de Alcalá de Guadaíra/Sevilha/Espanha (março de 2009) e o de Montevidéu/Uruguai (abril de 2009), nos quais estamos levando o banco de dados ao conhecimento dos mais renomados especialistas na área.”

Desde o início deste ano, o banco de dados já conta com o apoio da Superintendência Regional em Santa Catarina do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Como contrapartida, as ferramentas de cadastramento e de pesquisa existentes no Website estão sendo utilizadas de forma prática à serviço do IPHAN/SC para a realização de um estudo comparativo entre as fortificações do sul do Brasil e Uruguai.

Todos os pesquisadores e instituições, dentro e fora do Brasil, interessados em participar como colaboradores ou em apoiar este Banco de Dados podem fazer contato com a coordenação do Projeto através do e-mail projeto@fortalezasmultimidia.com.br.

(Fortalezas, 25/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *