Turismo: SC na frente
06/11/2008
Santa Catarina inicia busca por investidores para Complexo Sapiens Parque
06/11/2008

Dólar alto fará temporada render mais

Empresários já festejam aumento da ocupação em hotéis em SC

A crise econômica mundial, nesta temporada de verão, não chegará aos hotéis de luxo do litoral de Santa Catarina. Pelo contrário, beneficiada pelo aumento do dólar e por prêmios conquistados pelo Estado na área de turismo, a rede hoteleira projeta elevação de pelo menos 15% na taxa de ocupação nos próximos três meses.

A boa nova para o setor é o retorno dos turistas brasileiros e argentinos, que estavam preferindo o exterior aproveitando a valorização da moeda local.

– Podemos esperar crescimento de 15% na ocupação – afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC), Wilson Luiz de Macedo.

De acordo com ele, na Argentina os operadores de agências estão animados com as vendas para SC e, ao mesmo tempo, dentro do Brasil, caíram as compras de pacotes para viagens ao exterior.

Nos hotéis a procura tem se mostrado crescente ao longo das semanas. Na Capital, o Beach Village, em Jurerê, espera ocupação entre 10% a 15% maior do que na última temporada. O gerente geral, Cincinato Lui Cordeiro, afirma que o crescimento deve-se ao retorno das classes média e alta da Argentina. No Plaza Itapema, a expectativa é semelhante. A aposta no crescimento, de acordo com o gerente geral, Marcelo Schünke, até levou o hotel a fazer reformas de expansão.

No Costão do Santinho, na Capital, a valorização do real fez o hotel trabalhar nos últimos dois anos com margens negativas.

Além do alívio nas contas, o dólar em alta deve aumentar as vendas do hotel, que recebe hóspedes da América Latina, Europa e Estados Unidos. As reservas têm crescido 15% a cada semana e a ocupação deve ficar na média de 95%.

Visitante com dinheiro decide com antecedência

Os hotéis que recebem principalmente turistas europeus e norte-americanos também projetam uma boa temporada, no entanto, não serão tão beneficiados pela alta do dólar.

O gerente Rafael Cândido, do Ponta dos Ganchos Resort, em Governador Celso Ramos, explica que esses visitantes programam-se com mais antecedência.

Um limitante para os turistas de outros continentes também deve ser o aumento das passagens aéreas, de acordo com o diretor comercial, Renato Sehn, da Pousada Ilha do Papagaio, em Palhoça.

(João Werner Grando, DC, 06/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *