Carta de Florianópolis aos srs. candidatos
02/07/2008
Plano Diretor Participativo de Florianópolis
02/07/2008

Inaugurado estúdio de filmagens e trilha ecológica no Sapiens Park

O governador em exercício Francisco Oliveira Filho inaugurou na tarde desta terça-feira (01/07), na Cachoeira do Bom Jesus, Norte de Florianópolis, um estúdio de filmagens e uma trilha ecológica. Os dois empreendimentos integram o Sapiens Park, projeto do Governo do Estado – em parceria com a Fundação Certi – que pretende conciliar ecologia e alta tecnologia em um só ambiente.
A área possui 2,5 milhões de metros quadrados em torno do canal do antigo rio do Braz. Metade desta área será conservada. A trilha ecológica marca a implantação do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. A outra metade do terreno, entre equipamentos de lazer, esporte e educação, abrigará a sede de empresas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.
“É empolgante saber que Santa Catarina investe na criação de um novo pólo tecnológico, principalmente por demonstrar que é possível compatibilizar tecnologia e meio ambiente”, discursou o governador em exercício. Ele lembrou que o Estado, desde sempre, deu exemplos ao País de estar em um patamar de vanguarda no campo do desenvolvimento de projetos científicos. “Fomos pioneiros também quando implantamos por aqui as urnas eletrônicas”, recordou Oliveira Filho.
O governador em exercício elogiou o nível dos projetos em andamento no Sapiens Park, ao ser recebido pelo presidente do empreendimento, Saulo Vieira, e pelo diretor da Fundação Certi, professor Carlos Alberto Schneider. O estúdio de filmagem inaugurado servirá para a produção de um longa metragem em animação produzido pela empresa Anima King, com investimentos de R$ 10 milhões – parte da verba originária do Canadá. Outro projeto desenvolve tecnologia para a Petrobras, na área de treinamento de funcionários.
A trilha ecológica do Rio do Braz tem 1,3 quilômetros de extensão e representa uma das primeiras ações efetivas do Sapiens Park, para a proteção da vegetação nativa e recomposição da paisagem natural da área. Entre as atrações, está uma torre com dez metros de altura, de onde se pode visualizar toda a extensão do “ambiente sapiens”. Escolas podem realizar visitas programadas ao local, que é aberto também para a visitação pública. “Esta é uma prova inconteste de que há possibilidade de conciliar ecologia com equipamentos do mais alto nível tecnológico”, colocou Saulo Vieira. Ele e o governador em exercício, ao final do ato, promoveram o plantio simbólico de mudas de árvores ornamentais e frutíferas na parte inicial da trilha do Rio do Braz.
Secretaria de Estado de Comunicação
(Governo do Estado de SC, 01/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *