Experimentação de Luiz Rodolfo Annes em Florianópolis
25/06/2008
Zica cultural
25/06/2008

Museu, Educação e Cultura em Debate

III CICLO – Museu, Educação e Cultura em Debate
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Núcleo de Arte-Educação do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em parceria com o Projeto “Museu da Infância” da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e com o apoio do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove em 2008 o III Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate, a fim de problematizar e estreitar as relações museu-escola-universidade. É um espaço de trocas, com enfoque na produção artística e científica de professores de escolas, professores universitários, educadores de museus e pesquisadores.
3º Encontro
Dia: 27 de junho
Horário: 14h às 17h
Local: Academia Catarinense de Letras – Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis. Entrada Gratuita.
Tema: “Patrimônio cultural: da memória ao sentido de lugar”
Palestrante: José Clerton de Oliveira Martins
Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona (Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. Pós-doutorado na Universidade de Deusto (Espanha), com projeto sobre Educação para o Ócio no Trabalho, na condição de professor visitante do programa de doutorado em Ócio e Potencial Humano.
É especialista pela Universidade Federal do Ceará em Administração de Recursos Humanos (1994), Gerência Geral de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Cultura Folclórica Aplicada pelo Cefet-CE (2004). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Psicologia, focalizando os estudos organizacionais, interessando-se, principalmente, pelos temas: sentidos do tempo de trabalho e do ócio, trabalho, cultura, cultura das organizações, festa, ritual, lazer, ócio e tempo livre. Investiga os referidos temas, através de dois estudos no mestrado em psicologia da referida universidade: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações.
Orienta ainda, estudos sobre os sentidos do lugar turístico, patrimônio cultural e identidade na contemporaneidade. Coordena o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre. É membro fundador da Otium – Associação Iberoamericana de Estudos do Ócio, com sede em Bilbao/Espanha, e coordena, atualmente, o GT Ócio, Trabalho e Tempo da ANPEPP.
A palestra tem como objetivo expor a importância do conhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos lugares potencialmente turísticos. Abordará a evolução do conceito de patrimônio cultural, tratando de sua abrangência ampla e sua importância para o processo de identidade local. Demonstrará a necessidade do conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, para o desenvolvimento do lugar no modelo sustentável.
Os encontros acontecem uma vez ao mês, das 14h às 17h, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Será entregue declaração de participação a cada encontro, e aos participantes de todos os encontros será expedido um certificado.
Próximos encontros
28 de Agosto
25 de Setembro
30 de Outubro
27 de Novembro
Mais Informações
Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Centro Integrado de Cultura – CIC
Agronômica – Fpolis – SC – Fones: 3953-2323 / 3953-2324
masc@fcc.sc.gov.br e naemasc@fcc.sc.gov.br
(Deluana Buss, Fundação Catarinense de Cultura,

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *