Infraero vai estudar proposta para melhorias no Aeroporto Internacional Hercílio Luz
19/06/2008
SC gera 4 mil novos postos de trabalho em maio
20/06/2008

Um ponto de partida para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Florianópolis. É assim que o professor e arquiteto Silvio Hickel do Prado avalia o livro Floripa de frente pro Mar – resgate da orla, lançado no dia 19/06, no palácio Cruz e Sousa, centro da capital.
O livro tem artigos e projetos de intervenção relevantes, como a integração do sistema de transporte coletivo na parte continental da cidade com uma linha de veículo leve sobre os trilhos, transporte hidroviário e propostas para o aterro da baía sul, ponta do Coral, espaços livres à beira-mar e um reencontro da cidade com o mar.
A obra apresenta “alternativas para a cidade que virou as costas para o mar”. “São pontos que indicam como reacender essa aproximação de Florianópolis com o mar”, diz Silvio, ao analisar as propostas de intervenções. “É parar, pensar, projetar e executar, os técnicos estão à disposição da cidade, falta apenas vontade política”, avalia o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul no Norte da Ilha.
– O aterro na baía sul afastou a cidade do mar, o mar vinha até a praça XV e agora está afastado fisicamente; é preciso reverter isso com equipamentos como transporte marítimo e marinas – entende Silvio.
Editado pela editora Unisul, o livro contém propostas para diversas áreas da cidade. Foi organizado pela associação FloripAmanhã, os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unisul e Ufsc, Ipuf, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura e IAB/SC. Traz trabalhos sobre “a cidade que queremos” e “a Florianópolis que amamos”. Os estudos são todos a partir da segunda oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, realizada em 2007.
O livro também aborda questões do patrimônio histórico, da articulação e integração da orla e e dos maciços, acessibilidade espacial e paisagem urbana.
(Unisul, 19/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Janine, da equipe do site disse:

    Inicialmente o livro “Floripa de frente pro mar – resgate da orla” não está sendo comercializado. Os exemplares dos quais dispomos estão sendo distribuídos às instituições e órgão coordenadores do projeto, aos participantes do lançamento e às Universidades, para que o livro faça parte do acervo bibliotecário.
    Mediante ao interesse manifestado por diversas pessoas em adquirir o livro, novos exemplares serão providenciados e em um segundo momento serão distribuídos.
    Quem tiver interesse, favor entrar em contato com a Ong e solicitar.
    Ong FloripAmanhã
    R. Feliciano Nunes Pires, 35 – Centro – Florianópolis/SC
    Telefone: 3225 5815

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *