Campanha mundial de plantio de árvores fixa meta de 7 bilhões
14/05/2008
Cientista projeta avião movido a energia solar
14/05/2008

Energia eólica, solar e biomassa precisam de investimento no Brasil

Na opinião de Carlos Alberto dos Reis, presidente em exercício do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp), fontes renováveis de energia são alternativas para a sobrecarga no sistema e os problemas ambientais.
Após constatados os sérios problemas ecológicos que o planeta vem sofrendo, foram estabelecidas diversas alternativas de atenuar os efeitos da devastação, da poluição e do esgotamento das fontes de energia, como a elétrica, cujo potencial de geração está cada vez mais reduzido em diversos países. No Brasil, o crescimento econômico de cerca de 5% ao ano passou de situação admirável para preocupante.
Com esse nível de expansão do PIB, a população passou a comprar mais, fator que se refletiu no consumo de energia. Sem fontes novas, o atual sistema está sobrecarregado e precisa de investimentos. Construir mais hidrelétricas seria a solução para o atendimento da demanda, mas além do impacto ambiental ser grande, há o longo período de implantação.
Alternativa viável é o aumento da utilização de outras energias renováveis, como a eólica, solar e a biomassa, propõe Carlos Alberto dos Reis, presidente em exercício do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp). “O Brasil é um dos países com mais recursos naturais para produzir energias renováveis. Porém, faltam empresas para investir nesse segmento”.
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o País produz apenas 247 MW de energia eólica, mas tem capacidade para até 30 mil MW. A Alemanha, Dinamarca e União Européia já utilizam essa fonte, que representa 10% do total gerado em cada região. “Devemos seguir o mesmo exemplo dos europeus”.
A biomassa é outra alternativa que, na opinião de Carlos Alberto, precisa ser melhor explorada. “A bionergia, como chamamos, é mais barata, renovável, permite o reaproveitamento dos resíduos e é bem menos poluente do que o carvão e o petróleo.” Sobre a energia solar, o sindicalista explica que a única desvantagem é o alto custo, mas se empresas investissem em equipamentos populares, com certeza o Brasil economizaria grande parte da fonte hidroelétrica, que representa 75% de toda a eletricidade gerada no País.
Fonte: Sindicato dos Eletricitários de São Paulo
(Carbono Brasil, 13/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Nosso sistema interligado Brasileiro é bastate complexo e eficiente, embora no momento estamos nos deparando com seu limite de carga oferecida e disponível.
    Poucos Brasileiros sabem que qualquer pessoa Física ou Juridica desde que cumpra os requisitos da ANEEL pode ser um produtor autônomo ou independente de energia, essa é a saída, temos que produzir nossa própria energia, em nossas Casas, Comércio , Indústira, Escolas, etc.
    As energias podem ser produzidas por sistemas eólicos , solares,termo,Bio, etc, devemos ter criatividade e desenvolver fontes ao nosso alcance, temos muitas fontes não sendo utilizadas todos os dias , todas as horas.
    No último mês de janeiro tivemos um acrecimo em nossa damenda de energia em média de 13% , se não tomarmos medidas urgentes, deveremos ficar sem energia suficiente em breve, não temos tempo a curto prazo em resolver o problema com geração de energia hidro, o problema é sério e de todos os Brasileiros.
    Fernando Alves Ximenes
    (85) 4118.08.08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *