Agenda: de 19 a 25 de maio de 2008
16/05/2008
Desastres naturais serão discutidos na Semana Estadual de Defesa Civil
19/05/2008

Artigo de Kailash Pinotti — Diretor da Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário (Carbono Brasil, 15/05/08)
Uma das maiores geradoras de resíduos, se não a maior, a construção civil gera um volume (de entulho de construção e demolição) duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. Em São Paulo, o volume de entulho gerado é de 2500 caminhões/dia. Já os valores internacionais oscilam entre 0,7 a 1 tonelada por habitante/ano. É o que aponta a pesquisa internacional realizada pela Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineers (ASCE), dos Estados Unidos.
A pesquisa também aponta que a questão ambiental é uma das maiores preocupações dos líderes mundiais do setor, já que a crescente população do mundo propõe o desafio de a construção civil adotar, cada vez mais, práticas sustentáveis com estudos sistemáticos e resultados mensuráveis.
Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da Organização das Nações Unidas, prática sustentável ou desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades. Em poucas palavras, vivemos um momento de delicado equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o uso racional dos recursos naturais e a qualidade de vida.
O Brasil, seguindo a tendência externa, parece caminhar na direção do desenvolvimento sustentável. Prova de que o Brasil tem avançado na seara da construção civil e dos empreendimentos imobiliários é a presença maciça de empresas nacionais em obras mundo afora – Angola, Iraque, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Portugal, entre outros países. E esses países levam muito em consideração as “práticas verdes”.
Na construção civil internacional, a tendência de considerar o meio ambiente já está presente não só pela escassez de recursos, que exige melhor controle e uso racional dos materiais, mas pelas leis e normas a serem seguidas.
Hoje, podemos notar mudanças positivas no cenário nacional: desenvolvimento de infra-estrutura eficiente para o uso racional dos recursos naturais, utilização de materiais ecologicamente corretos, maior participação e responsabilidade dos construtores em alterar o mínimo possível o ambiente nas soluções de desenvolvimento sócio-ambiental.
Mas ainda não são mudanças suficientes. Urge a formatação de uma legislação que incentive as iniciativas, os mecanismos para a gestão de edificações sustentáveis e o gerenciamento do ciclo completo destes produtos. As preocupações devem começar desde o projeto, transcorrer durante a construção até sua utilização, e destinar adequadamente os resíduos sólidos, que são inevitavelmente gerados.
A construção civil mundial utiliza uma elevada quantidade de recursos naturais. Em razão disto, o setor pode exercer um importante papel na preservação do meio ambiente e contribuir para a redução de problemas sérios, como o aquecimento global.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. jorge tavares galvão disse:

    um bom comentareio,mas o que falta é aborda os aspectos legais aplicados a construção cívil.o meio ambiente e o meio da construção cívil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *