Prêmio Recriar incentiva reciclagem para crianças
29/04/2008
Banheiro seco da UFSC será apresentado em Fórum
29/04/2008

Artigo de Guido Jackson Bretzke — Presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) (A Notícia, 29/04/08)
A sociedade em geral, no mundo inteiro, vem se envolvendo cada vez mais com o tema sustentabilidade. Com as ameaças de agravamento das condições de vida, por conta principalmente do comprometimento dos recursos naturais, aquecimento global e reflexos como a exaustão na produção de alimentos, o assunto ganha contornos preocupantes se pensarmos no que será deixado para as próximas gerações, além do impacto imediato em cada um de nós.
Há algumas semanas discutimos a questão da ocupação urbana e do excesso de veículos em circulação ao mesmo tempo, ocasionando caos e transtornos na mobilidade de todos seja para a atividade produtiva, seja para outras tarefas no nosso dia-a-dia. Alternativas para equacionar ou ao menos minimizar os efeitos deste crescimento que atinge todos os setores existem e há claros esforços para que a situação seja revertida. Muitos destas iniciativas, é verdade, dependem de planejamento e de recursos nem sempre disponíveis na mesma escala em que as demandas existem.
Há por outro lado, medidas simples que podem ajudar e muito a melhorar a nossa condição de vida. Do uso racional dos recursos naturais como a água, por exemplo, ao consumo de alimentos sem que haja desperdício, à criatividade na utilização de fontes de energia alternativas, dá para se fazer muito pelo nosso planeta. A idéia das sacolas de materiais recicláveis ou mesmo de fibras naturais, o reaproveitamento do óleo de cozinha usado e tantas outras ações já adotadas, contribui para a mudança de conceito em todos os segmentos sociais.
É nesse sentido que se deve apoiar a estimular cada vez mais as escolas, as empresas e as organizações de classe, ou mesmo individualmente, para que as boas práticas ofereçam contribuição e permitam a verdadeira sustentabilidade. Que o assunto faça cada vez mais parte das nossas rotinas, das nossas conversas e ocupe também espaço nas nossas agendas de negócios, incentivando para que essa idéia positiva avance cada vez mais.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Dilermando Leal Filho disse:

    olá! eu gostaraia de receber, projeto do baneiro seco. grato.

  2. Prezado Dilermando Leal Filho,
    Você pode encontrar mais informações sobre o Projeto Banheiro Seco nas matérias dos sites http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=113 e http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos/63863_post.shtml.
    A FloripAmanhã agradece pela sua participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *