Capital tem só 3% de floresta nativa
25/04/2008
1ª apresentação do Show “Vozes da América” será na Grande Florianópolis
25/04/2008

Florianópolis vai ganhar um espaço de referência em educação ambiental de ecossistemas costeiros. Um convênio assinado nesta quinta-feira (24/04), entre a Prefeitura da Capital e a Universidade Federal de Santa Catarina, deflagrou o processo de implantação da Escola do Mar no município. O órgão vai funcionar no antigo prédio da Casa de Administração da UFSC, na Praia do Forte, onde havia antes um laboratório, que foi desativado. “Esse é um belo exemplo de integração num país que tem necessidades imensas na área da educação”, enfatizou o Secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, ao agradecer o gesto do reitor Lúcio Botelho.
De acordo com a coordenadora da Escola do Mar, Silvane Dalpiaz, a escolha do local para implantação do projeto levou em conta a proximidade com os diversos tipos de ecossistema – encostas, praias, mangues, restingas –, bem como o apelo histórico-cultural da região. Além disso, a comunidade já contava com um prédio público, dotado de infra-estrutura inicial satisfatória para o começo dos trabalhos de educação ambiental. “Queremos construir uma política de educação ambiental que concilie a vocação turística da cidade, que é o mar, e a vocação econômica da região, baseada na pesca e na maricultura”, explicou.
Pelo projeto, a unidade vai atender crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de Florianópolis e de outras redes de ensino do município e do estado. O local deve ser aberto também a universidades de Santa Catarina e de outros estados do país. Os próximos passos são a estruturação do prédio com materiais e equipamentos e a formação da equipe de trabalho.
Para isso, o espaço deverá contar com o apoio de engenheiro de aqüicultura, biólogo, pedagogos e auxiliares operacionais e administrativos, além de um coordenador. Os profissionais devem ser remanejados do quadro do município ou cedidos através das parcerias. Entre os parceiros estão a UFSC, Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), Floram, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Instituto Carijós, Associação de Maricultores do Norte da Ilha (Amani) e associações de moradores.
Após essa primeira etapa, o passo seguinte será lançar o projeto e criar um concurso para definição da logomarca, além de elaboração das propostas de roteiro. No futuro, o trabalho poderá ser integrado com outros projetos e núcleos. “A idéia é criar um núcleo no sul da Ilha e outro nos Ingleses onde já existem trabalhos de educação ambiental”, ressaltou Silvane Albiaz.
Durante a assinatura do convênio, alunos da escola municipal da Praia do Forte, do projeto Nossa Rede que Encanta, fizeram uma apresentação musical. Apresentaram a canção “Aquarela”, de Vinícius de Moares e Toquinho, entre outras composições.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 24/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *