Enchentes e soluções
10/03/2008
Nosso Código Ambiental
10/03/2008

De 18 a 20 de março, acontece em Florianópolis o Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul. O evento vai debater questões relacionadas ao litoral dessa região, como ocupação desordenada, urbanização e falta de saneamento básico. O encontro, voltado à sociedade civil, setor privado, universidades e demais órgãos governamentais, ainda pretende levantar subsídios para a reformulação do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, do Ministério do Meio Ambiente.
A criação da Reserva da Biosfera Urbana em Florianópolis será um dos temas apresentados. A Ilha de Santa Catarina foi escolhida pela Unesco como Reserva da Biosfera Urbana modelo, por ser uma das únicas cidades que podem intercalar áreas de preservação e ocupação ordenada com desenvolvimento. O Presidente da Fundação Cepa (Centro de Estudos e Projetos do Ambiente), Rubem Pesci, que está à frente dos estudos na Ilha, é o convidado para falar sobre o assunto no Seminário. Ele adianta que discutirá maneiras de aplicar o conceito de reserva na realidade. “O momento é de montar um quadro de ações para inserir o conceito de reserva na região e, principalmente, na Ilha”, ressaltou.
Outro tema abordado será as construções responsáveis, ou green buildings, que visam uma melhor conservação de energia, reutilização de materiais e aproveitamento de água. Quem fala sobre o tema é o engenheiro de produção civil e diretor da Bautec, Olavo Kucker. O engenheiro vai mostrar como as construções podem ser melhores adequadas ao litoral e citar exemplos de edificações responsáveis já desenvolvidas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de março no site www.iarbrasil.org.br. O Seminário reúne representantes dos três estados do Sul e é o segundo de uma série de nove em todo o Brasil. O primeiro deles foi realizado em agosto de 2007, na cidade de Santos, com a temática “Desenvolvimento Sustentável e a Proteção Ambiental de Praias: desafios face às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar”.
O fechamento desses ciclos de debates está marcado para 2009, quando será realizado o evento Cidades Costeiras Sustentáveis – Brasil, juntamente com o Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. Os resultados de todos os encontros serão entregues ao Ministério do Meio Ambiente.
Serviço
O quê: Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul
Quando: 18 a 20 de março
Onde: Centro de eventos da Fiesc, em Florianópolis (Rodovia Admar Gonzaga, nº 2765 – Itacorubi)
Quanto: Inscrições gratuitas, até o dia 15 de março, pelo site www.iarbrasil.org.br
Mariana Baima / Júlia Antunes Lorenço – Assessoria de Imprensa do Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul.
(Portal do Meio Ambiente, 08/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *