Tradição, cultura e violência na Farra do Boi
25/03/2008
Obras de revitalização de área pobre em Florianópolis custarão R$ 54,6 milhões
25/03/2008

Autoridades assinam acordo com Porto Turístico de Santa Catarina

O projeto do Porto Turístico Internacional de Santa Catarina ainda está no papel, mas já tem prazo para ser concluído. É 2014, quando o Brasil sedia a Copa do Mundo. O objetivo é que o estado possa apresentá-lo no pleito para receber os jogos, oferecendo acesso aos torcedores que vierem pelo mar.
Mas, mais do que isso, o terminal promete ser estratégico para o desenvolvimento turístico da região. O projeto prevê um amplo complexo de lazer, com lojas e restaurantes, bem próximo à capital. Atendendo aos requisitos necessários, o local escolhido é a cidade litorânea de São José, na região metropolitana de Florianópolis.
Além de próxima à BR 101, ela mantém uma área de 40 mil metros quadrados que, isolada pela estrada, protege a vizinhança de eventuais transtornos. Um estudo de viabilidade já está sendo feito, incluindo aspectos hidrológicos, batimétricos e licenças ambientais, e as primeiras análises são positivas.
“Estudos prévios demonstram que aspectos estratégicos envolvendo o tráfego tornam São José mais apropriado. Mais de 150 veículos, entre ônibus, automóveis e caminhões pequenos e médios darão suporte à chegada de um navio de cruzeiro de médio porte. Além disso, há veículos de carga de maior porte e toda a imensa estrutura da obra de implantação.
É necessário, portanto, que o local escolhido suporte tamanha movimentação de veículos sem provocar um impacto negativo na vizinhança e bairros próximos. Chegar e sair rapidamente é essencial. Estar próximo de vias rápidas e da rodovia BR 101 é um dos requisitos básicos”, apontou Ernesto São Thiago Neto, sócio e administrador do projeto.
De acordo com ele, os impactos ambientais serão postivos, pois o aprofundamento das cotas do canal, necessário para a atracação dos navios, aumenta a circulação de água e, conseqüentemente, a biodiversidade marítima da região. O local está distante da Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e da Estação Ecológia de Carijós, e o projeto conta com assessoria para não gerar resíduos sólidos ou líquidos na baía.
Quanto ao impacto turístico, o porto vai beneficiar todas as cidades a duas horas de distância, como Balneário Camboriú, Blumenau e também o parque Beto Carrero World. As praias de Florianópolis continuarão sendo a principal atração dos passageiros dos navios.
Os investimentos são totalmente privados, oriundos da associação entre uma construtora e uma grande operadora de linhas de cruzeiros, conforme explicou o administrador. Porém, contará com o apoio institucional e acesso a informações técnicas do Governo Estadual de Santa Catarina e da Prefeitura de São José. Um acordo de cooperação foi assinado no última dia 18/03 pelo governador, Luiz Henrique Silveira, os secretários Onofre Agostini, do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, e Valter Galina, da Secretaria Regional da Grande Florianópolis e o prefeito da cidade, Fernando Elias.
Para o governador, o terminal reconhece a vocação de São José para o turismo, e o prefeito ressaltou sua importância para toda a região metropolitana. São Thiago acrescentou, ainda, outros benefícios, como a descentralização das atividades econômicas do estado, o aumento na arrecadação de tributos no município e o emprego de mão de obra local, com a geração estimada de 2,5 a 5 mil empregos diretos e indiretos.
(Mercado e Eventos, 24/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. TEMOS OUVIDO FALAR INCESSANTEMENTE SOBRE O PORTO DE BARREIROS, MAS NA PRATICA NÃO VEMOS NADA. O QUE ESTA ACONTECENDO? SERÁ QUE É MAIS UM ENTRAVE DOS ORGÃOS DE PRESERVAÇÃO QUE NÃO QUEREM DAR SUSTENTAÇÃO AO PROGRESSO DA REGIÃO?
    FALA SERIO? QUE BRASIL É ESSE? ESSE POVO TEM QUE CONHECER MAIS… IBIZA COSTA AMALFITANA, NICE E MUITO MAIS….
    VAMOS LÁ MINHA GENTE
    DUBAI É AQUI DISSE O LULA RSSS….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *