Ministros debatem formas de melhorar gestão ambiental na ONU
22/02/2008
Solução para aquecimento não se sobrepõe à necessidade de crescimento, diz Zoellick
22/02/2008

Artigo de Décio Góes – Deputado estadual (PT/SC) – (DC, 22/02/08)
Santa Catarina é um Estado privilegiado. A abundância de recursos naturais, aliada ao processo de colonização e ocupação territorial, possibilitou um modelo de desenvolvimento econômico diferenciado e diversificado.
Na ânsia de encontrar soluções para os problemas ambientais ou apenas comprometidos com os interesses econômicos, o governo de SC e a Celesc vêm anunciando e comemorando a instalação de quatro usinas de 30 megawatts para gerar energia a partir de dejetos animais.
Mas sequer existe uma secretaria específica para responder pelas demandas ambientais. No Litoral, a ocupação desordenada e a falta de um Plano de Gerenciamento Costeiro comprometem o uso sustentável dos recursos naturais. Na Região Serrana e Planalto Norte, a expansão dos reflorestamentos com plantas exóticas compromete a biodiversidade. Nas regiões em direção ao Oeste, a poluição das águas preocupa.
No caso dos dejetos suínos e das camas de aviário, podemos ter soluções mais criativas. Queimar qualquer tipo de biomassa para transformá-la em energia elétrica não parece racional. Com isso, elimina-se a possibilidade de produzir gás natural e queimam-se substâncias imprescindíveis para a recuperação dos solos.
Sabe-se que os níveis de matéria orgânica dos solos nas propriedades rurais catarinenses foram rebaixados significativamente. Para viabilizar alternativas, poderia haver um programa com linhas de financiamento pelo Badesc e/ou BRDE para a produção de adubo orgânico, feito a partir dessa “matéria-prima” que hoje polui nossas águas. Assim, podemos recuperar nossos solos, incrementar a produção de alimentos e exportar adubo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *