Terreno da prefeitura vira depósito de lixo
24/10/2007
Eco Power
24/10/2007

Oficinas ensinam como preservar meio ambiente

O pátio e as dependências da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, abrigaram durante o sábado o festival “Reciclagem e Cidadania”, com a participação alunos, pais e moradores da comunidade.

O objetivo do evento é ampliar a consciência de preservação do meio ambiente. Uma das propostas é reaproveitar o lixo seco para ampliar o rendimento dos catadores de lixo reciclável que moram no bairro e estimular os moradores a utilizar os detritos orgânicos para produção de adubo e cultivo de hortas no quintal.

A própria escola, que tem 730 estudantes no ensino fundamental, teve a sua horta otimizada. Após uma aula de compostagem, numa das oficinas, os alunos fizeram um minhocário. As aulas de como fazer a compostagem, com a produção de humos, foram ministradas escola, onde existe a horta dos alunos.

Conforme o professor Joacir Luz, um dos organizadores, este foi a primeira edição do festival, que deverá ser realizado nos próximos anos. Em outra oficina, os participantes aprenderam a usar as águas servidas da casa, excluindo as utilizadas no vaso sanitário, para irrigar o quintal.

A educadora Karina Signori, que interpreta a personagem “Recicleide”, uma figura dedicada à preservar a natureza com a reciclagem, diz que o festival serve também para sensibilizar a comunidade a separar o lixo. Os resíduos sólidos recolhidos pelos moradores já são destinados aos catadores de lixo orgânico da comunidade e este procedimento está sendo ampliado.

Já o lixo orgânico, diz Karina, pode ser usado pelos próprios moradores do Rio Vermelho, pois a maioria mora em casa com quintais planos, apropriados para compostagem, com a produção de adubos para utilização em sua própria área de cultivo. Em outra oficina, os participantes aprenderam a azer lixeiras com bambu, material abundante no Rio Vermelho.

(A Notícia, 24/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *