Trânsito deve ficar melhor na Capital
03/09/2007
Localização
03/09/2007

A necessidade de modernização dos setores de pesquisa e planejamento urbano dos órgãos públicos foi uma das questões discutidas na segunda edição do Pensando a Cidade, evento diferentes segmentos da cidade.

A iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis mobiliza autoridades públicas e especialistas em urbanismo para debater alternativas na busca pelo crescimento ordenado da região metropolitana.

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto de Oliveira, foi um dos palestrantes. Ele reclama da falta de pesquisa e planejamento nas ações dos órgãos públicos e defende uma completa reestruturação dos setores responsáveis pelas licenças ambientais e fiscalização. Oliveira aponta ainda um conflito legislativo entre os trabalhos dos órgãos ambientais federais, estaduais e municipais. “Esse desencontro complica ainda mais a situação”, afirma.

Oliveira cobra também maior integração entre as cidades da Grande Florianópolis. “O planejamento da Capital é desconectado do de São José, que por sua vez é desconectado do feito em Biguaçu. Não podemos continuar pensando Florianópolis isoladamente do seu entorno”, destaca. Outra cobrança levantada no debate é uma delimitação mais rigorosa das áreas que fazem limite entre os terrenos edificáveis e as reservas de preservação ambiental. “As plantas existentes são inconsistentes e desatualizadas. Não conhecemos o nosso território. A questão é muito mais séria do que se imagina”, afirma o engenheiro.

No encontro, o presidente da Fundação Cepa, arquiteto Rubén Pesci, apresentou exemplos bem sucedidos de cidades latino-americanas que repensaram seus problemas em busca de alternativas. Ele citou a floresta criada em pleno deserto que revitalizou Comodoro de Rivadavia, no Sul argentino, e a diversificação das atividades em Santa Maria (RS) e Imbituba (SC). “A falta de projetos e idéias para a cidade são mais prejudiciais do que a poluição ambiental”, apontou o arquiteto.

Proposta é continuar os debates

A terceira edição do Pensando a Cidade será realizada no dia 26 de setembro, no auditório da Fiesc, em Florianópolis. O encontro reunirá os presidentes dos Institutos de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Augusto Canto Neto, e de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis, Hélio Bairros, diz que foram previstas inicialmente 12 edições, uma por mês, mas a proposta é que o debate tenha continuidade até a conclusão do novo Plano Diretor da Capital.

A segunda edição mobilizou cerca de 350 pessoas, entre autoridades, líderes empresariais e profissionais liberais. “O projeto é a oportunidade para fazer uma reflexão da cidade que temos e do que podemos melhorar. É uma troca de experiência que pode levar a cidade a ter um rumo”, defende Bairros. Ele diz que os resultados dos debates serão entregues ao Ipuf.

(Alexandre Lenzi, A Notícia, 02/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *