Mangue deve abrigar jardim botânico
13/09/2007
FloripAmanha.org é referência para internautas
13/09/2007

Os moradores do Monte Verde estão preocupados com as condições das ruas do bairro. De acordo com eles, o fluxo de veículos e pessoas aumentou muito, especialmente após a instalação do Centro Administrativo do Governo do Estado e do Floripa Shopping na região. A principal reclamação é com a demora da Prefeitura em realizar as obras previstas para o bairro dentro das operações Tapete Preto e Tapete Verde. O secretário municipal de Obras, Carlos Schwabe, confirma que há obras de infra-estrutura previstas para o Monte Verde, sendo o início depende da finalização do processo de licitação.

Para Cláudio Sherem de Abreu, que há 20 anos mora no bairro, várias ruas da localidade precisam ser recapeadas, pois há muitos buracos. “Com a construção do shopping, houve um grande aumento na circulação de pessoas e carros. Na época, houve uma preocupação e readequação das ruas do entorno do empreendimento, mas não houve o mesmo cuidado no interior do bairro. Não foram observadas as conseqüências para quem já morava no local”, aponta.

De acordo com o morador, outros problemas estão relacionados a falta de sinalização tanto para pedestres, como para motoristas, falta de lixeiras e de limpeza periódica das ruas. “A impressão é que as ruas daqui são varridas, somente quando sobra pessoal de outro lugar. São coisas simples, que indicam uma cidade bem administrada”, destaca Abreu.

O secretário de Obras afirma que a partir deste mês, a Prefeitura irá lançar a ordem de serviço de obras das operações Tapete Preto e Tapete Verde. Segundo Schwabe, para o Monte Verde já está confirmada a revitalização da praça central do bairro, em um projeto orçado em cerca de R$ 150 mil. “Também está prevista a recuperação de ruas, mas não sei quantas. Vai ser definido entre o prefeito Dário Berger e a comunidade”.

Operação Tapete Preto deverá ser retomada

Schwabe explica que o município optou por lançar primeiro obras de maior porte e deixou para setembro a retomada da Operação Tapete Preto. Entre os projetos lançados recentemente estão a revitalização com a construção de ciclovia e calçada das avenidas Pequeno Príncipe, no Campeche; Campeche, no Rio Tavares, Hercílio Luz, no Centro, e Luiz Boiteux Piazza, entre os bairros Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas.

Completam ainda o pacote de obras a reforma e ampliação da Passarela do Samba Nego Quirido, a construção da Cidade da Criança e a revitalização da rua Tiradentes, no Centro. A rua Baldissero Filomeno também será totalmente urbanizada, no trecho de cerca de sete quilômetros entre o Morro das Pedras e Freguesia do Ribeirão da Ilha. Está prevista a pavimentação no trecho de paralelepípedo, construção de passeio e do sistema de drenagem pluvial. Ainda serão recuperadas as praças Nações Unidas, na baia Sul, e Confia, no Jardim Anchieta.

(Natália Viana, A Notícia, 13/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *