Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da Grande Florianópolis
20/09/2007
Área de preservação
20/09/2007

O centro de Florianópolis vai viver um dia diferente, livre de carros e com prioridade para as pessoas e bicicletas. A mudança de visual faz parte da jornada internacional “Na cidade sem meu carro”, que pretende estimular a redução gradativa do uso de automóveis nos centros urbanos em favor de novas alternativas para a mobilidade sustentável. No dia 22 de setembro, a área central da cidade estará fechada aos veículos motorizados para ser palco de atrações culturais e esportivas, como caminhadas, passeios ciclísticos, exposições, entre outras atividades. A abertura da programação contará com uma apresentação inédita da Escola do Ballet Bolshoi, ao ar livre, no Largo da Catedral, às 9h40.

Para quem tem curiosidade em aprender um pouco da arte da dança, haverá uma aula aberta de ballet com o grupo de Joinville, na sexta-feira (21/09), às 16 horas. E, depois, às 17 horas, os bailarinos sobem ao palco para um ensaio geral do espetáculo “Divertissement”, que será apresentado no sábado.

Atividades

O projeto “Na Cidade sem meu Carro” propõe um dia de fechamento do centro histórico para os veículos motorizados, exceto transporte coletivo, táxis e emergências. Neste dia haverá aumento da frota de ônibus para que as pessoas possam se deslocar até o centro, onde acontecerá a caminhada cultural “População no Centro da História”. A atividade propõe um roteiro pelos principais monumentos históricos da região, sob orientação de técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. A programação inclui ainda um abraço dos ciclistas em torno da Praça XV e apresentação da Orquestra Municipal nos jardins do Palácio Cruz e Sousa.

Durante todo o dia, e até as 15 horas, estão previstas diversas atividades em tendas temáticas espalhadas pela área central. Os serviços disponíveis abrangem distribuição do selo “Não buzine. Pedale”, além de exames nutricionais; verificação de pressão; orientação preventiva sobre hipertensão e diabetes; distribuição de mudas; informações sobre o plano diretor de Florianópolis; orientações a ciclistas, motoristas e passageiros do transporte coletivo; oficinas esportivas de artes, tênis, torneio de dominó, ginástica e um jogo de basquete entre cadeirantes da Aflodef e uma equipe da OMDA/Unisul.

Segundo a arquiteta do Ipuf, Vera Lúcia Gonçalves da Silva, Florianópolis conta hoje com 18 quilômetros de ciclovias construídas – número que deve dobrar após a conclusão dos projetos de implantação de áreas exclusivas para trânsito de bicicletas nas comunidades dos Ingleses, Alto Ribeirão, Canasvieiras, Santo Antonio, Pântano do Sul, Agronômica e no centro da Capital. Mesmo assim, esse número representa apenas 24% do potencial de roteiros que podem ser explorados na Ilha e na região continental. “O Ipuf mapeou cerca de 155 quilômetros de áreas que podem ser utilizadas para o tráfego de bicicletas na cidade”, explica.

De acordo com o presidente do Ipuf, Ildo Rosa, a idéia é que as pessoas sejam sensibilizadas a ir aos poucos mudando de um tipo de transporte para outro, ou que comecem a fazer o uso compartilhado de dois meios de transporte, como por exemplo bicicleta e ônibus. “Nossos terminais urbanos podem ser melhor aproveitados para a passagem de um modal para outro. Isso já reduziria bastante o movimento de veículos na área central, permitindo a humanização dos espaços para priorizar as pessoas”, afirma Ildo Rosa.

Sem carro

A primeira campanha “Um Dia Sem Meu Carro” aconteceu em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas. No ano seguinte, a campanha atraiu a participação de 66 municípios da França, 92 da Itália e toda a região de Genebra, na Suíça e vem ampliando adesões no mundo inteiro. Essa é a terceira vez que Florianópolis participa oficialmente do evento. No ano passado 51 cidades do Brasil aderiram à campanha.

O objetivo da jornada é contribuir para a redução da poluição ambiental e sonora em Florianópolis, incentivando a que as pessoas reduzam o uso do carro, optando por formas mais ecológicas de deslocamento para o trabalho, compras ou lazer. As opções podem ser o transporte coletivo, bicicletas, ou a caminhada.

Programação

9h – Pedalada e caminhada pela mobilidade ativa no Campeche

(concentração no trevo da Rua Pequeno Príncipe)

9h – Saída dos ciclistas do Parque de Coqueiros, Praça Abdon Baptista (Saco dos Limões), UFSC (início da ciclovia da Avenida Beira-mar Norte)

9h30 – abertura oficial do “Dia sem Carro”

9h40 – Apresentação do Ballet Bolshoi – Espetáculo “Divertissement”

10h – Passeio ciclístico (saída do Colégio de Aplicação – Trindade)

10h10 – Visita aos museus

10h10 – Caminhada cultural – “População no Centro da História”

10h15 – Apresentação da Orquestra Municipal nos jardins do Palácio Cruz e Sousa

11h45 – Abraço simbólico dos ciclistas na Praça XV

14h – Circuito cultural – “Pedalada no Centro da História”

(concentração no início da Rua Tenente Silveira)

(Dieve Oehme, PMF, 19/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *