A CPI da Moeda Verde
06/06/2007
Juiz decide hoje se procurador será afastado
06/06/2007

Ibama fecha 9 postos na Capital

Nove postos de gasolina de Florianópolis foram fechados ontem na Operação Daphnia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo é a poluição causada ao meio ambiente pelos estabelecimentos, localizados no Norte da Ilha.

Um posto não foi fechado por contar com liminar judicial. As bombas de combustível, equipamentos de lavação e de troca de óleo foram lacrados. Os locais só podem ser reabertos quando as caixas separadoras de água e óleo dos postos estiverem de acordo com as exigências de limpeza e de estrutura.

Os resíduos líquidos desse tipo de comérco – a maior parte poluentes como vestígios de combustíveis – são tratados e descartados por essas caixas. Portaria da Fatma define que esses resíduos devem apresentar um fator de diluição (FD) igual a oito. O FD é o número de vezes que uma amostra é diluída para não causar danos ao organismo usado para teste. Em alguns casos, as amostras colhidas dos postos chegaram a um FD de 128.

“Dependendo da toxicidade, esses afluentes podem contaminar o solo, a água e comprometer a saúde humana devido à presença de elementos cancerígenos”, diz o coordenador da operação, Apoena Calixto.

Além do embargo, os nove postos foram multados em R$ 45 mil. Os donos têm 20 dias para recorrer. Caso voltem a funcionar sem permissão, o crime deixa de ser ambiental e pode resultar em prisão dos responsáveis.

A Operação Daphnia começou no início do ano, após a constatação do Ibama de que os manguezais da Estação Ecológica de Carijós, Norte da Ilha, apresentavam poluentes. Foi batizada de Daphnia porque este é o nome de um crustáceo usado como indicador nos testes de poluição.

(A Notícia, 06/06/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *