Bicicleta é alternativa ao trânsito urbano
15/06/2007
Basta!
18/06/2007

Da coluna de Estela Benetti (DC, 16/06/2007).

O crescimento de Florianópolis através de novas construções estaria praticamente no limite se forem consideradas as restrições em função das legislações sobre Mata Atlântica, Reserva da Biosfera e a Área de Preservação de Uso Limitado (APLs). Esta conclusão é do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon), Hélio Bairros, que defende um novo projeto de ocupação descentralizada.

Em função dessa difícil realidade, a entidade está trabalhando intensamente para colaborar na elaboração do novo plano diretor do município. A expectativa é que, até o final do ano, seja definido, pelo menos, o macrozoneamento, que indicará onde poderá haver construções.

Na opinião do Sinduscon, a solução para a Ilha continuar crescendo de forma equilibrada é a descentralização, bairros com vida própria, adensamentos populacionais (prédios verticais) em algumas regiões e um cinturão turístico.

– Estamos sugerindo que o Sapiens Parque seja instalado em toda a Ilha e não apenas numa área do Norte. Acreditamos que um equilíbrio na distribuição dos investimentos vai permitir melhor qualidade de vida e preservação ambiental – diz Bairros.

Cinturão turístico

Na avaliação do presidente do Sinduscon, Hélio Bairros, a Ilha de SC precisa de mais equipamentos turísticos, que formem um cinturão, para gerar empregos. Ele defende a construção de marinas e até de uma “ilha” de lazer na Baía Norte, em frente à Avenida Beira-Mar Norte.

Para o empresário, a descentralização dos investimentos permitirá às pessoas trabalhar perto de suas residências, como ocorre hoje com o Costão do Santinho, onde 74% dos trabalhadores no resort são da região e Jurerê Internacional.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Heitor disse:

    Não sei se a idéia de se construir marinas na Avenida Beira-Mar Norte e proximidades realmente traria benefícios para a localidade. Sabemos que a Beira-Mar é a principal via de acesso da Ilha e o tráfego ali é intenso, sem contar que é um dos locais onde o adensamento urbano é maior, com uma grande verticalização. Seguindo as tendências, logo nos veremos com um tráfego cada vez mais intenso, já que Florianópolis é a capital que mais concentra automóveis por habitante. Portanto, as marinas poderão contribuir para os congestionamentos mais constantes, prejudicando a qualidade de vida dos moradores da dita avenida.

  2. Fernando |A. B. Rosa disse:

    O problema da Av.Beira Mar é que ela concentra todo o tráfego para o norte da ilha, desde as praias mais procuradas, a Lagoa e a Universidade. Como diminuir o fluxo de veículos e pessoas neste sentido? Certamente a única solução será a de criar equipamentos de lazer que desmotivem os deslocamentos. Criar marinas seria ótimo para Floripa, mas na região do aterro da zona sul. Tornar a prainha Beira Mar balneável , “engordando” a faixa de areia, certamente deixaria muita gente feliz por não necessitar se deslocar até as praias para usufrir o que hoje é desprezado. E a hotelaria teria um grande empurrão. E o turismo aumentaria. E os vendedores de coisas boas ficariam radiantes. Afinal, se a área está saneada ( ou não? ) o que os administradores estão esperando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *