Pensar a cidade
18/05/2007
Governo vai decidir futuro de Marcílio
21/05/2007

PF investiga favorecimento para shopping

Em um novo trecho da peça judicial referente à Operação Moeda Verde, à qual o Diário Catarinense teve acesso exclusivo, o juiz Zenildo Bodnar, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, aponta indícios de manobras para impedir que fosse concedido habite-se ao Floripa Shopping. Segundo o magistrado, as gravações mostram que a medida contra o empreendimento atenderia a um pedido do sócio-proprietário do Shopping Iguatemi Paulo Cezar Maciel de Souza.

As interceptações relatam uma ligação do vereador Juarez Silveira para o cunhado e então secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Renato Juceli de Souza, dizendo que foi procurado pelo sócio-proprietário do Shopping Iguatemi, Paulo Cézar Maciel de Souza.

O vereador Juarez Silveira estaria cobrando fidelidade ao empreendedor Paulo Cezar Maciel de Souza, e reclamaria ao cunhado, Renato Juceli de Souza, do fato de ter sido concedido habite-se ao Floripa Shopping, contrariando o que foi combinado.

Na peça, o juiz da Vara Federal Ambiental escreveu que Renato Juceli de Souza respondeu com certa parcialidade ao ser perguntado sobre o assunto. O secretário teria dito que todos os documentos foram apresentados e que não havia outra opção.

– Não teve outro jeito se não conceder a licença necessária para a abertura do empreendimento – justificou o secretário da Susp.

Arquiteta confessou propina para liberar empreendimento

Mesmo assim, Renato garantiu ao cunhado que a concessão do documentos não partiu dele e que não assinou nada. Ao final da conversa, Juarez avisa que vai passar na Susp para os dois conversarem.

No depoimento feito à Polícia Federal quando foi deflagrada a Operação Moeda Verde, a arquiteta do Shopping Iguatemi, Margarida de Quadros, admitiu que foram pagos R$ 20 mil a um funcionário de um órgão ambiental para liberar o terreno no Bairro Santa Mônica, local onde o empreendimento foi construído.

O diálogo

Conversa gravada pela PF entregue à Justiça Federal
O vereador Juarez Silveira conversa por telefone com o ex-secretário da Susp, Renato Juceli de Souza, sobre a licença concedida ao Shopping Florianópolis. De acordo com a peça judicial elaborada com base na gravação, Juarez estaria reclamando do cunhado o fato do empreendimento ter obtido o habite-se, contrariando o que teria sido combinado.
Juarez Silveira – O Paulo (Paulo Cézar Maciel de Souza, proprietário do Shopping Iguatemi) me ligou ontem.
Juarez – Dissesse que não assinasse nada, né?
Renato Juceli de Souza – Ele apresentou todos os documentos necessários, atestou… atestou, atestou! Todo mundo (inaudível) tava certo. Pra mim não me restou outra alternativa se não cumprir, ora.
Renato – Não, isso eu não disse! Eu não disse que eu não assinei e não disse nem que eu assinei. Eu disse que a secretaria expediu o habite-se, entendesse? Eu não disse nem que eu assinei nem que eu não assinei. Ele (Paulo Cézar) ia a Brusque ontem!

(Felipe Pereira, DC, 19/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *