Oficina de Desenho Urbano será reeditada
18/04/2007
Vocação: turismo
19/04/2007

Da coluna de Cesar Valente (De Olho na Capital, 19/04/2007).

Pra quem não entendeu direito a relação que fiz, entre o novo shopping e o mangue, transcrevo uns trechos de uma carta que o leitor Guilherme Pontes, que é estudante de Geografia mandou:
“Segundo a Ação Civil Pública impetrada no Ministério Público Federal, contra a empreendedora do Shopping Iguatemi, o aterro ali pode promover o confinamento de porções de manguezal, alterando a topografia e possivelmente dificultando a penetração das marés (o que proporciona um maior aporte de água doce no manguezal). Assim, será reduzida a salinidade do solo, podendo gerar uma situação insuportável para algumas espécies de animais nativos do manguezal”.

Rio sofre…

Ainda, do mesmo leitor:

“A cobertura vegetal nas margens dos cursos de água cumpre um papel fundamental no combate à sedimentação e ao assoreamento do leito do rio, porém, para construção de uma via de acesso lateral ao shopping, parte do leito foi completamente desmatado, comprometendo a normalidade do rio Sertão”.

Claro que a gente sabe que o mangue e os rios urbanos sofrem ataques de todos os lados (o maior deles, dos esgotos domésticos) e não há um responsável único pela degradação. Nem seria o caso de demonizar o shopping sozinho. Mas é bom aproveitar a oportunidade pra chamar a atenção do povo para o ambiente e sua fragilidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *