Palhoça apresenta novo Plano Diretor
29/03/2007
Adoção do Largo das Bandeiras
29/03/2007

De bicicleta, com toda segurança

No último dia de fevereiro, foram entregues aos alunos das escolas públicas dos Ingleses, o Mapa Rotas para as Escolas, desenvolvido pelo IPUF. O mapa traz diversas informações como regras de uso de bicicletas, sinalização de ciclovias, e placas indicativas.

A entrega oficial dos mapas aos alunos foi realizada na Escola Estadual Intendente José Fernandes, no turno da manhã. No turno da tarde, foi a vez da Escola Gentil Mathias receber os mapas. Alunos, professores e direção das duas escolas estiveram presentes.

O mapa é resultado da pesquisa realizada nas escolas e foi elaborado com base nas informações dadas pelos próprios usuários de bicicletas, em sua maioria pessoas em idade escolar. Ildo Rosa, presidente do IPUF, foi enfático na Escola Gentil Mathias. “Durante muito tempo a cidade foi pensada para os automóveis, agora chegou a vez das bicicletas. Por isso todo este trabalho com a implantação de ciclovias e futuramente, de ciclo-faixas”.

Os trajetos mais utilizados e que, em breve, estarão recebendo sinalização são as ruas Intendente João Nunes Vieira, João Gualberto Soares e SC-403. Estes trechos receberão sinalização de vias compartilhadas, ou seja, terão velocidade reduzida e fiscalização da guarda municipal.

Esta medida vai facilitar a vida de muita gente. Para se ter uma idéia, a pesquisa mostrou que dos 462 alunos da Gentil Mathias, 181 deles utilizam a bicicleta para ir e vir da escola. A arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, do IPUF, salientou que todas as mudanças, no início, causam um pouco de transtorno. “Em Canasvieiras, por exemplo, passada a fase inicial, já podemos ver a maior parte dos ciclistas utilizando a ciclovia, e sendo respeitados pelos motoristas”.

Ildo Rosa avisou que serão feitas atividades para conscientizar a comunidade da urgência de uma cultura que favoreça o uso de veículos alternativos.”A rua é um espaço de todos”, concluiu.

(Daniela Milidiu, Folha do Norte da Ilha, 19/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *