Proposto modelo de saneamento
22/02/2007
Sistema de informações geográficas disponibilizará imagens de satélite das áreas de interesse ambiental e social do Estado
23/02/2007

Fatma passará a administrar Parque do Rio Vermelho

Está prevista para a próxima semana a transferência oficial do Parque Florestal do Rio Vermelho para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Hoje essa área de preservação ambiental está sob o controle da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O Parque Florestal do Rio Vermelho, localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, é uma área com mais de 1,4 mil hectares e foi criado em 1962, através de decreto do então governador Celso Ramos. Com sua transferência para a Fatma, ele passará por uma reavaliação técnica, podendo ser transformado em uma unidade de conservação ambiental.

De acordo com a diretora de ecossistemas da Fatma, Ana Cimardi, a assinatura do ato de reavaliação deve ocorrer em seis meses. “A transferência de administração deste parque para a Fatma restabelece a coerência das competências e atribuições institucionais dos diversos órgãos do Estado de Santa Catarina”, explica Ana.

Com a futura criação da Unidade de Conservação, informa Ana Cimardi, o local terá como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas. “Mas, nada impede que tenhamos visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico”, salienta.

No Parque Florestal de Rio Vermelho, já existe um Pelotão da Polícia Militar Ambiental. Para o futuro se prevê implantação da sede administrativa, centro de visitantes e trilhas interpretativas.

(Ass. Fatma, 23/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *