Planejamento urbano
02/02/2007
Preços do turismo
02/02/2007

Caos no trânsito

(Da coluna de Cacau Menezes (DC, 02/02/2007)

Para o leitor Carlos Viana, a notícia de ontem, do DC, foi alarmante: “Instituições alertam para o caos nas vias expressas e pontes”. As soluções apontadas pelas autoridades são as de sempre: mais viadutos, duplicação de estradas, etc (com mais poluição, mais incentivo ao uso de carros e, lógico, mais engarrafamentos futuros).

O caminho óbvio e mais barato, para Viana e o mundo, seguido pelas grandes cidades européias – melhora no transporte público (péssimo em Floripa) e implantação do transporte fluvial (afinal, estamos numa ilha) -, nunca é aventado, por isso sua bronca. “A simples ligação por barcas entre a Barra da Lagoa e o Centrinho da Lagoa, que diminuiria em muito os engarrafamentos da Praia Mole e da Avenida das Rendeiras, entra ano e sai ano e não é sancionada pela prefeitura.”

O leitor pergunta: o objetivo é resolver o problema ou fazer mais obras caras?

Trânsito está à beira do colapso

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Ed Simão disse:

    O metrô e o trânsito aquático em Floripa, além de melhorarem consideravelmente o transporte urbano, incrementariam o turismo na Capital.
    Pode-se instalar aquelas práticas voadeiras marítimas, que por fora são um barco e por dentro são um ônibus na sua essência, onde passageiros podem embarcar de terno e pastinha em estações no Rio Biguaçu, na Lagoa Imaruí ou na Beiramar São José, e desembarcar tranquilamente no centro de Floripa.
    Com vários pontos de embarque/desembarque na Ilha de Santa Catarina, nas Baías Sul e Norte e nas cidades vizinhas, seria até bonito para a região.
    O metrô, além de vitalizar um ponto turístico lindo, que é a Ponte Hercílio Luz, poderia contribuir consideravelmente para o transporte em massa na Região Metropolitana da Capital de Santa Catarina.

    Ed Simão

  2. A omissão do poder público de Santa Catarina em relação à implantação do transporte aquático da Grande Florianópolis é uma vergonha !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *