Catarinenses de graça na Europa
23/01/2007
Faça do site FloripAmanhã a sua página inicial!
23/01/2007

Você sabe o que é índice de boêmia?

No quesito “índice de boêmia”, Florianópolis venceu uma pesquisa realizada do país... Mas, em vez de apontar o “ócio” de seus moradores, o resultado é um excelente indicador de economia, como explica o pesquisador André Braz Golgher em um artigo sobre o tema. Ele defende que cidades com maior índice de boêmia são mais atraentes para profissionais altamente qualificados e, conseqüentemente, celeiros para o desenvolvimento de atividades que exijam criatividade e alta tecnologia. Leia mais >

No quesito “índice de boêmia”, Florianópolis venceu uma pesquisa realizada do país… Mas, em vez de apontar o “ócio” de seus moradores, o resultado é um excelente indicador de economia, como explica o pesquisador André Braz Golgher em um artigo sobre o tema.

Ele aplicou este e outros índices para analisar a economia criativa nas regiões metropolitanas do Brasil, e o critério é o seguinte: este índice aponta o volume de trabalhadores que se dedicam a profissões ligadas ao entretenimento e às artes. E mais: o artigo defende que cidades com maior índice de boêmia são mais atraentes para profissionais altamente qualificados e, conseqüentemente, celeiros para o desenvolvimento de atividades que exijam criatividade e alta tecnologia.

Florianópolis também aparece como segunda cidade do país no índice de alta tecnologia, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A capital catarinense ainda aparece em segundo lugar na proporção de trabalhadores em atividades criativas e no índice de talento, atrás do Distrito Federal.

Para entender mais sobre os critérios usados na pesquisa e a importância da economia criativa, clique aqui para ler o artigo (em pdf) de Golgher, disponibilizado na internet pelo Instituto Cidades Criativas, uma ONG mineira “cuja missão é transformar Belo Horizonte e seu entorno em um núcleo criativo por meio de projetos culturais, urbanísticos e educacionais”.

Sobre o mesmo tema, veja também “Creating Creative Cities“, por David Engwicht (em inglês).

Para ler mais sobre o assunto, outra dica é acessar a página de download de textos do workshop “Cidades Inovadoras e Competitivas para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado em novembro último, em Portugal.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *