Celesc quer recuperar valores investidos
21/06/2006
Norte da Ilha cresce e problemas aparecem
21/06/2006

O crescimento demográfico acelerado do bairro Ingleses, no Norte da Ilha, aliado à insuficiência de investimento no setor de saneamento básico, provocou problemas de saúde pública pública que tem interferido no meio ambiente e no turismo do balneário. A questão foi tratada na noite de ontem (20/6) em audiência realizada no Albino Disco Clube, no bairro. A principal preocupação é com o lançamento de esgoto na praia.

Intermediados pelo promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o encontro teve participação da Polícia Militar Ambiental, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

De acordo com a coordenadora do núcleo Norte da Ilha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clotildes Campregher, a praia é que impulsiona o comércio na região. “É a galinha dos ovos de ouro de Ingleses. Se ela estiver poluída não haverá turistas. Queremos uma solução e prazo para se adequar às normas”, disse a empresária.

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária em Santa Catarina (Abes-SC), Paulo Aragão, explicou que o problema em Ingleses está na falta de uma estação de tratamento de esgoto ou de um emissário submarino. Sem eles os dejetos acabam nos ma-nanciais e no mar. “A Abes defende um maciço in-vestimento em saneamento básico para não prejudicar o turismo. A cada ano a balneabilidade das praias de Florianópolis está piorando”, disse.

A assessoria de imprensa da Casan informou que já existe uma rede coletora de esgoto em Ingleses e que o edital para a construção da estação de tratamento, no valor de cerca de R$ 4 milhões, vai ser aberto no dia 23 de junho, às 15 horas. Além disso, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está fazendo o Estudo de Impacto Ambiental das correntes marítimas para a construção do emissário submarino.

Outros balneários têm problema semelhante

O problema com poluição gerado pela falta de tratamento de esgoto não está restrito a Ingleses. De acordo com o presidente da presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária em Santa Catarina (Abes-SC), Paulo Aragão, a Lagoa da Conceição e os balneários do Sul da Ilha também não têm tratamento de esgoto adequado. Em Santa Catarina, apenas 12% dos municípios têm destino correto dos dejetos.

A assessoria de imprensa da Casan informou que o problema de poluição é gerado pela falta histórica de investimento. A empresa acredita que é possível elevar o índice de 12% para 70% dos municípios com tratamento adequado de esgoto. Em Florianópolis estão sendo realizadas melhorias na Barra da Lagoa, no Canto da Lagoa, na Costeira do Pirajubaé, no Saco Grande e parte do bairro João Paulo.
(Maurício Frighetto, A Notícia, 21/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

5 Comentários

  1. Patrícia Kolling disse:

    É um absurdo o problema dos esgotos nos Ingleses. Nao é mais nem possivel caminhar na praia. Agora com o início da temporada a situaçao piorou ainda mais. O Ministério Publico precisa fazer alguma coisa.

  2. Walmir Luiz Becker disse:

    Só o meu grande amor pela Praia de Ingleses, nascido à primeira vista, quando a conheci, no longíquo ano de 1981, fez com que, desde então, ano após ano, em cada veraneio, eu e minha fámília retornássemps àquele balenário. Lá nunca ficamos menos de 15 dias; em muitas temporadas permanecemos por um mês em inteiro em Ingleses, chovesse ou fizesse sol.

    Contudo, lamento informar que o ano passado(fevereiro de 2006), foi o de nosso último veraneio naquela querida Praia.Para lá não voltaremos mais.

    Nem é mecessário revelar a causa disso, que não é outra senão a cada vez mais visível má condição de sua balneabilidade, em virtude da poluição causada pelos esgostos a céu aberto.

  3. Priscila Neves disse:

    A poluição que atinge a praia dos Ingleses é resultado da falta de saneamento do bairro,logo isso irá refletir no turismo da região. Uma preciso que uma solução seja encontrada… nossa praia pede socorro!!

  4. JOAO disse:

    TENHO COMERCIO NA PRAIA DOS INGLESES A 15 ANOS;FICO TRISTE AO SABER QUE PESSOAS DO BEM; PESSOAS QUE CONSOMEN QUE DEIXAO SEU DINHEIRO AQUI NA REGIAO;ESTAO SE MANIFESTANDO EM NAO VIR MAIS PARA CA, PELA QUANTIDADE DE ESGOTO JOGADO NA PRAIA. TEMOS QUE NOS REUNI,COMERCIANTES E TODA POPULACAO ENTRAR COM UMA AÇAO E NÃO PAGAR MAIS OS IMPOSTOS RECOLHIDA AQUI. DEPOSITAR TUDO EM JUIZO ATÉ QUE SEJA FEITO ALGUMA COISA. BOA IDEIA……………

  5. JOAO disse:

    NAO ESTOU DIZENDO PARA NAO PAGAR OS IMPOSTOS,ESTOU DIZENDO SIM PARA PAGAR OS IMPOSTOS EM JUIZO AI O DINHEIRO NAO VAI PARA O GOVERNO ELE FICA RETIDO ATE QUE OS GOVERNATES FASAO AQUILO QUE A COMUNIDADE PRECISA (REDE DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA UMA POPULAÇAO GRANDE;NAO PARA 7 MIL ABITANTE COMO QUEREM UM DIA FAZER)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *